Skip to main content

Hipocondria: ansiedade com a saúde

publicado em 29 Jun. 2023

Preocupa-se com a sua saúde física?  Um pouco de preocupação com a sua saúde é normal, e até pode ser bom! Para algumas pessoas, porém, a hipocondria pode tomar conta das suas vidas e causar sofrimento significativo.

O que é a Hipocondria?

Pessoas com ansiedade acerca da saúde, na linguagem comum conhecida como hipocondria, apresentam um medo persistente em ter ou desenvolver uma doença grave. Manifestam uma ansiedade excessiva e desproporcional à probabilidade real de ter um problema médico sério. Frequentemente procuram tranquilizar-se acerca da sua saúde, com consultas e exames médicos, mas não se sentem apaziguadas. Quando de facto existe uma doença médica, considera-se que há ansiedade com a saúde, quando as preocupações relacionadas com a mesma são desproporcionais ou excessivas relativamente à doença que a pessoa apresenta.

 

Geralmente, as pessoas com hipocondria são muito atentas às sensações corporais normais (e.g. digestão, transpiração ou outras) e podem interpretar essas sensações como um indicador de doença grave, causando angústia, preocupação excessiva, ruminação, e ainda, pensamentos e imagens intrusivas e perturbadoras. Porém, a atenção e verificação excessiva de uma sensação ou de uma parte do corpo pode fazer com que a pessoa veja problemas onde na realidade não existem, e pode levantar mais dúvidas o que por sua vez leva a um aumento da verificação e ansiedade.  Também é possível que a própria verificação possa originar sintomas. Ou seja, pressionar repetidamente uma área da pele pode fazer com que esta fique dolorida e consequentemente pode causar uma preocupação séria.

 

Muitas pessoas com hipocondria recorrem à internet para reduzir a sua ansiedade, mas, em vez disso, pioram muito a situação porque leem sobre sintomas vagos que podem ter dezenas de causas possíveis.

Tipos de Hipocondria

A maioria das pessoas com hipocondria, enquadra-se num destes dois tipos:

  • Pessoas que procuram cuidados de saúde. Estas pessoas utilizam frequentemente o sistema de saúde e estão sempre a mudar de médico. Podem solicitar múltiplos exames e tratamentos
  • Pessoas que evitam cuidados de saúde. Estas pessoas evitam os cuidados médicos. Têm uma ansiedade elevada, e acreditam que o médico ou os exames vão revelar uma doença grave ou potencialmente fatal.

Causas da Hipocondria

Não existe uma única causa para este problema. Contudo, é possível que existam alguns fatores que tornam as pessoas mais propensas, como a personalidade (e.g. propensão para preocupar-se ou baixa tolerância à incerteza) e experiências de vida (ter tido uma doença no passado, ter sido superprotegido, alguém próximo ter tido uma doença, crenças sobre a doença e sobre a robustez física).

Fatores que podem conduzir ao aparecimento de Hipocondria

  • Doenças, sintomas ou sensações corporais;
  • O stress pode originar sinais e sintomas físicos que são notados pela pessoa;
  • A morte ou doença de alguém próximo.

Consequências da Hipocondria

A hipocondria pode interferir significativamente na vida profissional e nas relações da pessoa. Devido ao medo de estar doente, as pessoas podem faltar frequentemente ao trabalho, provocando problemas no seu funcionamento profissional. Também podem surgir dificuldades financeiras devido a consultas e exames médicos frequentes. Estas pessoas correm um risco elevado de desenvolver outra doença psiquiátrica, como a perturbação depressiva major, outras perturbações de ansiedade ou uma perturbação da personalidade.

 

Se sente ansiedade em relação à sua saúde, pode ter uma perturbação de ansiedade de doença ou uma perturbação de sintomas somáticos.

Tratamento da Hipocondria

A terapia cognitivo-comportamental é um tipo de tratamento eficaz neste tipo de perturbação.

 

Procure ajuda! Não deixe que este medo tome conta da sua vida. 

 

A hipocondria pode eventualmente fazer com que limite as suas atividades de vida devido aos seus medos. No entanto, com tratamento, é possível controlar os sintomas e continuar com a sua vida quotidiana.