Skip to main content

Apresentação

O que é?

Apesar da ansiedade ser algo natural e muitas vezes com uma função protetora do organismo, muitas vezes ela torna-se excessiva, prejudicando a vida da pessoa que dela sofre.

As perturbações da ansiedade são muito comuns nas crianças e nos jovens. Podem ser de vários tipos: ansiedade de separação, transtorno de ansiedade excessiva, as fobias específicas, a fobia social ou o transtorno de pânico.
Será que o seu filho precisa destas sessões?

O que trata?

Muitas vezes as crianças com ansiedade excessiva andam demasiado preocupadas, podem apresentar sintomas físicos tais como:

  • Dores de cabeça
  • Tonturas
  • Náuseas
  • Vómitos
  • Tremores
  • Dores de barriga
  • Diarreia
  • Medos excessivos
  • Agressividade

 

Muitos fatores podem estar a precipitar estes sintomas:

  • O relacionamento com os colegas
  • A escola e o rendimento escolar
  • O falecimento ou separação de um familiar
  • O nascimento de um irmão
ver mais
ver menos

Diferenciação

Avaliação e intervenção nas perturbações do neurodesenvolvimento (hiperatividade e défice de atenção, espectro do autismo, dislexia/disortografia/disgrafia/discalculia e défices cognitivos), Avaliação e intervenção nas perturbações depressivas, de ansiedade e obsessivo-compulsivas, Programas de gestão comportamental, regulação emocional e relacional

Doenças

Dificuldades de gestão e regulação comportamental, emocional e relacional (família/ escola/ pares , negligência, abuso, bullying, divórcio, doença, perdas afetivas, luto…), 

Perturbações da hiperatividade e défice de atenção, 

Perturbações de ansiedade (ansiedade de separação, fobias, ansiedade social, ansiedade generalizada, pânico), 

Perturbações de aprendizagem específica (dislexia, disortografia, discalculia e disgrafia), 

Perturbações depressivas, 

Perturbações do controlo dos impulsos e da conduta, 

Perturbações do espectro do autismo, 

Perturbações obsessivo-compulsivas

CV

Formação académica
Experiência profissional
Atividade científica

2006 a 2007 – Especialização em Psicologia da Educação Especial, Faculdade de Psicologia e C.E. da Universidade do Minho

 

1988 a 1993 – Licenciatura em Psicologia (5 anos-pré-bolonha), Faculdade de Psicologia e C.E da Universidade do Porto

 

Atualização de conhecimentos em congressos, jornadas, seminários, cursos e ações de formação.

 

Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde reconhecido pelo Conselho de Especialidade de Psicologia Clínica da Ordem dos psicólogos Portugueses.

 

Especialista em Psicologia da Educação reconhecido pelo Conselho de Especialidade de Psicologia da Educação da Ordem dos psicólogos Portugueses.

2014 até ao momento – Consulta psicológica da Infância e Adolescência no Trofa Saúde Braga Sul

 

2009 até ao momento – Psicóloga no Serviço de Psicologia e Orientação Escolar e Profissional da Escola Profissional CIOR – V.N. Famalicão

 

1994 a 2014 – Consulta de apoio especializado nas áreas de avaliação e intervenção em psicologia do desenvolvimento de crianças e jovens (domínios: cognitivo, emocional, comportamental) no CERELPE – Braga

 

1994 a 2009 – Formadora nas áreas da Psicologia, Área de Integração, Mundo Atual e Ciências Sociais e Humanas

Formadora em áreas temáticas da psicologia.

ver mais
ver menos