Skip to main content

Chegou a Primavera e com ela as Alergias – Rinite Alérgica

publicado em 07 Abr. 2021

Conhecida como sendo a estação da polinização, a Primavera é uma das alturas do ano em que os níveis de pólenes no nosso país são mais elevados e, relacionado com isto, a Rinite Alérgica manifesta-se ainda mais. E afinal em que consiste esta doença?

 

A Rinite Alérgica é uma doença que resulta da inflamação da mucosa do nariz quando esta é exposta a determinados alergénios, ou seja, substâncias que desencadeiam alergia. Os principais alergénios podem ser os pólenes, principalmente das gramíneas, fungos, pelo de animais domésticos, ácaros, entre outros.

 

Esta doença acomete cerca de 22,1%(1) da população portuguesa, o que significa que aproximadamente 1 em cada 5 portugueses apresentam esta doença, desde crianças em idade pré-escolar até doentes mais idosos!

 

A Rinite Alérgica pode surgir isolada ou combinada com outras doenças ligadas às alergias, como é o caso de Eczema ou Asma. No entanto, nem todos os doentes com Rinite Alérgica apresentam outras doenças associadas! É importante realçar, contudo, que a Rinite Alérgica não tratada e não controlada pode contribuir para agravar outras doenças associadas.

 

Pode causar sintomas muito diversos, tais como: espirros consecutivos, obstrução nasal, secreção nasal aquosa abundante, comichão no nariz, olhos e céu da boca, lacrimejo, dor de cabeça e olho vermelho. Por este motivo é frequentemente e facilmente confundida com uma constipação! Uma vez que o tratamento destas duas doenças é diferente, torna-se particularmente importante diagnosticar a Rinite Alérgica.

 

O tratamento passa por cuidados gerais, quer em espaços interiores: arejar os espaços fechados, preferir o aspirador em vez da vassoura, substituir os filtros do ar condicionado, usar capas impermeáveis nas almofadas e colchões e evitar carpetes, cobertores e peluches; quer em espaços exteriores: reduzir as atividades ao ar livre nas horas de maior polinização e evitar espaços com maior arvoredo e vegetação.

 

A par com estas medidas, existe tratamento médico que alivia os sintomas causados pela Rinite Alérgica, como os comprimidos de anti-histamínicos e sprays nasais com corticoide. Tão importante quanto a sua prescrição é o aconselhamento acerca da duração do tratamento e as instruções acerca da aplicação do spray nasal. Tendo noção de que o tratamento é sempre individualizado, consoante cada doente, o sucesso do tratamento desta doença passa também pela promoção da lavagem nasal abundante e pelo ensino da técnica correta do uso do spray nasal. E tudo isto pode contribuir para diminuir os sintomas e as complicações associadas.

 

Está quase sempre constipado durante a Primavera? Poderá ter Rinite Alérgica. Consulte o seu médico, pois há formas de melhorar os sintomas e controlar a doença!

 

(1) Inquérito Nacional de Prevalência de Asma (INPA), 2010.