Skip to main content

Lesões da Cartilagem do Joelho

publicado em 05 Set. 2018

A cartilagem articular recobre as estruturas ósseas das articulações, permitindo e auxiliando na execução de movimento com menos restrição e atrito. As lesões de cartilagem podem variar desde alterações nas suas capacidades físicas de resistir a cargas, até a lesões profundas ou perda significativa (artrose). Entre 5-10% de pessoas com mais de 40 anos tem lesões de cartilagem. Pela sua estrutura e vascularização, a cartilagem tem um potencial limitado de regeneração/cicatrização.

 

A sintomatologia pode variar entre algum desconforto ocasional ou nulo, até à dor intensa, derrame articular (joelho inchado), rigidez, dificuldade em movimentar o joelho e a sensação de falha ou de bloqueio.
Ao desenvolver esses sintomas, deve-se recorrer ao médico que, após a descrição das queixas, executará um exame físico para avaliar o joelho sendo que, frequentemente, as lesões têm pouca expressão no exame objetivo.

 

No estudo complementar é frequente solicitar radiografias de modo a avaliar alinhamento anatómico da articulação e a presença de lesões ósseas. A Ressonância Magnética Nuclear é o exame mais sensível para a deteção de patologia da cartilagem e fornece dados sobre outras alterações, como lesões ligamentares ou dos meniscos.

 

O tratamento deve ser individualizado e realizado por uma equipa dedicada à patologia. Inicialmente, a descarga com canadianas, a aplicação de gelo e a medicação anti-inflamatória (salvo contraindicações) e infiltrações podem ser instituídas. Nos restantes casos que se mantenham sintomáticos, a correção cirúrgica surge como opção, sendo executada em regime de ambulatório ou internamento de um dia e por uma via minimamente invasiva. Na cirurgia, dependendo da idade e características das lesões (localização, gravidade, tamanho), podem ser realizadas técnicas de limpeza/desbridamento e regularização das lesões, técnicas de estimulação da cartilagem (microfracturas, perfurações etc.), técnicas de substituição (transferindo cartilagem de um local para outro) e de transplante. A recuperação é muito dependente de cada doente, sendo habitual um período de descarga com canadianas de 1 a 2 meses e reabilitação funcional em fisioterapia de 1 a 2 meses.

 

O diagnóstico e tratamento realizado de modo atempado e em ambiente com condições e experiência, são fatores que podem influenciar o resultado final desta patologia. Caso apresente queixas similares às descritas, não hesite em contactar os nossos Ortopedistas especializados em Joelho, em qualquer uma das unidades do Trofa Saúde Hospital.

 

Fonte: https://www.orthobullets.com/knee-and-sports/3133/articular-cartilage-defects-of-knee