Skip to main content

A Medicina Interna ao serviço do doente no “novo normal”

publicado em 01 Jul. 2021

A Medicina Interna é a especialidade médica exclusivamente dedicada a doentes adultos, que trata doentes e não doenças.

 

O médico Internista avalia a pessoa como um todo e está habituado a orientar doentes complexos, polimedicados, com múltiplas doenças, com doenças que afetam vários órgãos ou sistemas, assim como com pessoas com doenças raras ou com quadros clínicos difíceis, ainda sem diagnóstico.

 

Com a pandemia COVID-19 novos problemas surgiram e problemas existentes agravaram-se. Uma nova perspetiva na abordagem aos doentes precisava de ser elaborada e a Medicina Interna assume agora maior importância para ajudar o doente:

 

  • Preocupações antigas que se agravaram;
  • Doenças que foram descuradas;
  • Sedentarismo que agravou o risco cardiovascular (hipertensão arterial, diabetes, dislipidemia …);

 

Há toda uma avaliação global que deve ser feita e que foi adiada ou esquecida. A taxa de mortalidade em Portugal em 2020 foi superior à de 2019, mas só metade desta elevação de mortes está associada à COVID-19. Vários fatores contribuíram para o aumento na mortalidade:

 

  • A infeção COVID-19;
  • O sedentarismo, com acréscimo de risco cardiovascular (obesidade, diabetes, hipertensão arterial, …);
  • O medo de contágio determinou evitar o recurso aos serviços de saúde, o que impediu o tratamento eficaz;
  • O abandono de terapêuticas habituais conduziu à descompensação de patologias crónicas.

 

O AVC é uma emergência médica e a principal causa de morte e de incapacidade permanente em Portugal. O risco de AVC aumentou com a pandemia. Existem estudos que mostram que há uma relação entre COVID-19 e doença cardiovascular, em que a primeira agrava as consequências da segunda e vice-versa. Estudos indicam que doentes que não tinham doença cardiovascular preexistente, após infeção por COVID-19, ficaram com lesões cardíacas e cerebrais, sugerindo uma agressão direta da infeção.

 

Doentes sem COVID-19 estão a morrer de acidente vascular cerebral (AVC) e de enfarte agudo do miocárdio (EAM) e isto acontece devido a:

 

  • Medo de contrair COVID-19;
  • Medo do contacto com os profissionais de saúde;
  • Redução do acesso aos cuidados de saúde;
  • Abandono da terapêutica.

 

O check-up médico (medição da tensão arterial, medição dos níveis de colesterol e açúcar, avaliação do índice de massa corporal, avaliação do coração e pulmão…) consiste na realização de uma avaliação médica global e periódica para identificar fatores de risco e a detetar precocemente um problema de saúde/doença para assim contribuir para uma vida mais saudável e deve ser feito regularmente. A periodicidade com que o deve realizar depende da idade e do estado de saúde geral. Contudo, existem idades específicas a partir das quais deve começar a fazer determinados exames específicos.

 

No Trofa Saúde Braga Norte, Guimarães e Barcelos tem a possibilidade de efetuar a sua consulta externa de Medicina Interna e vários exames complementares de diagnóstico, num ambiente seguro e humano, de forma a resolver o seu problema.