Skip to main content

Infeções recorrentes da via aérea superior: a prevenção com imunoestimulação no outono

publicado em 29 Out. 2023

As infeções respiratórias são a principal causa de doença em idade pediátrica, sobretudo no período pré-escolar. As otites, amigdalites e sinusites agudas resultam em sucessivas idas ao médico e condicionam a atividade laboral dos pais. Assim, a prevenção destas infeções constitui uma prioridade.

 

Os principais fatores responsáveis por estas infeções são uma maior exposição a agentes patogénicos (vírus e bactérias) aquando da entrada para o jardim-de-infância, o contacto próximo e as limitadas medidas de higiene das mãos próprias das crianças, bem como a imaturidade dos seus mecanismos de defesa.

 

A maioria das crianças apresentam tendencialmente menos infeções com o crescimento, devido à maturação do sistema imunitário e ao desenvolvimento de algumas estruturas anatómicas para formas mais eficientes, contudo os primeiros anos de vida são muitas vezes preocupantes.

 

O desenvolvimento do sistema imunitário é muito ativo entre os dois e os cinco anos de idade, observando-se aumento dos órgãos linfoides secundários, como as amígdalas e as adenoides. Quando este aumento é exagerado pode causar patologia obstrutiva da via aérea superior, com repercussões importantes a nível auditivo (otite serosa com surdez de condução) e respiratório (respiração oral e apneia do sono).

 

A imunomodulação constitui uma estratégia de modificação da atividade do sistema imunitário, capacitando-o de uma resposta mais eficaz para combater as infeções recorrentes. A imunoestimulação consiste na amplificação dos mecanismos fisiológicos de defesa do nosso organismo, com melhoria das defesas contra os microrganismos invasores e consequente prevenção das infeções. Recentemente, diferentes trabalhos publicados demonstraram a eficácia da imunoestimulação, recorrendo a extratos bacterianos liofilizados que incluem na sua composição as bactérias responsáveis pelas infeções respiratórias mais comuns.

 

Esta terapêutica imunomoduladora é eficaz em crianças a partir do sexto mês de vida e demonstra uma excelente tolerabilidade e segurança. O início do Outono constitui uma época propícia ao início da terapêutica, de forma a prevenir as infeções típicas dos meses de inverno.

 

O médico Otorrinolaringologista pode identificar as causas subjacentes ao desenvolvimento destas infeções, avaliar o benefício da imunoestimulação e programar o plano terapêutico mais adequado a cada situação clínica.

 

O Trofa Saúde Hospital, nas suas diversas unidades, conta com uma equipa diferenciada de médicos Otorrinolaringologistas ao seu dispor para tirar as suas dúvidas e o poder ajudar.