Skip to main content

Catarata e Cirurgia de Catarata

publicado em 19 Abr. 2019

A Catarata é umas das patologias oftalmológicas mais comuns em todo o mundo, atingindo cerca de metade da população mundial com mais de 60 anos, é considerada pela OMS uma questão de saúde pública, por ser uma causa frequente de cegueira e perda da qualidade de vida.

 

É considerada como catarata a opacificação no cristalino, que é a lente natural e transparente que temos dentro dos nossos olhos, isto dificulta a passagem da luz para dentro do olho, causando diminuição da visão.

 

Vários fatores de risco podem provocar ou acelerar o aparecimento e o crescimento de uma catarata, entre eles temos:
• a idade,
• doenças sistémicas como a Diabetes,
• alguns medicamentos como corticoides,
• traumatismos no olho
• inflamações no olho (uveítes)
• tabagismo

 

Contudo, o principal tipo de catarata, é a catarata senil, ou seja, a opacificação do cristalino causado por alterações relacionadas com a idade e o envelhecimento natural das células do organismo. Essas alterações degenerativas das células do cristalino são um processo natural que se inicia normalmente depois dos 50 anos e leva à perda de transparência parcial ou completa do cristalino com alteração significativa na qualidade e capacidade da visão.

 

As cataratas normalmente são bilaterais, apesar de apresentarem crescimento desiguais, sendo comum uma diferença significativa nas capacidades visuais entre os dois olhos na altura do diagnóstico.

 

Os principais sintomas relacionados com o crescimento das cataratas são a diminuição da acuidade visual (“diminuição da visão”), maior dificuldade para ver ou conduzir à noite, alteração na nitidez das imagens e no brilho das cores. Em alguns tipos de catarata são comuns queixas de perda muito rápida da visão.

 

A catarata é a principal causa de cegueira reversível do mundo. Ou seja mesmo um doente que esteja praticamente cego devido apenas a uma catarata, após uma correta avaliação pré-operatória, este doente poderá ser tratado e recuperar a sua visão.

 

O único tratamento para a catarata é a cirurgia, que passa pela remoção da mesma e pelo implante de uma lente intraocular, o que simultaneamente pode substituir a necessidade de utilização de óculos.

 

A recuperação da visão costuma ser rápida e ter um importante impacto na qualidade de vida dos doentes.

 

No Trofa Saúde Hospital em Loures dispomos de uma equipa de Oftalmologistas altamente especializados e diferenciados, apoiados por equipamentos de última geração. Se tiver algum destes sintomas não hesite em marcar uma consulta com um dos nossos especialistas.