Skip to main content

Lesão do Ligamento Cruzado Anterior

O que é o Ligamento Cruzado Anterior?

O Ligamento Cruzado Posterior (LCA) localiza-se entro do joelho entre o fêmur e a tíbia, é um dos ligamentos mais importantes e joelho.

 

Funciona como como um pivot no movimento e estabiliza o joelho, ou seja, impede que a tíbia se desloque para trás em excesso e ajuda a prevenir a rotação externa da tíbia.

 

A lesão do ligamento cruzado anterior é uma das lesões dos ligamentos mais frequentes do joelho. Devido ao excesso de movimentos o ligamento pode sofrer uma rutura ou entorse completa ou parcial.

 

Este tipo de lesão é muito comum em desportistas de várias modalidades, como o futebol, mas pode surgir em qualquer pessoa. A rotura do ligamento cruzado ocorre em situações sem contacto direto no joelho e associa-se frequentemente a lesões de outras estruturas (meniscos, ligamentos e cartilagem), já que as lesões isoladas são raras.

 

Na maioria dos casos encontra-se associada à lesão dos meniscos. Quando não tratada, uma lesão do ligamento cruzado anterior pode levar ao desenvolvimento de uma artrose precoce do joelho.

Quais as principais causas do Ligamento Cruzado Anterior?

A maior parte das lesões do ligamento cruzado anterior estão associadas a entorses, quedas, mudanças de direção ou traumatismos diretos.

 

Normalmente esta lesão é descrita como um estalo no momento da entorse, que vem seguido de uma dor intensa.

 

Esta lesão está relacionada com a anatomia do paciente, de fatores hormonais e biomecânicos (força muscular, movimento corporal), também pode depender das interações do calçado com o solo, por exemplo.

 

Na prática de desporto, os desportos mais implicados são o basquetebol, futebol, voleibol, esqui, entre outros, onde ocorra uma frequência elevada de desacelerações, mudanças rápidas de direção e quedas no solo na sequência de saltos.

 

O risco de lesões no joelho no sexo feminino é superior à dos homens, devido a fatores como, hormonais e à própria anatomia da mulher. Este é uma das explicações para a mulher ter uma maior incidência das lesões sem contacto do ligamento cruzado anterior.

Quais os principais sintomas do Ligamento Cruzado Anterior?

A maioria dos doentes descrevem que sentem que o seu joelho está a ir para um lado e o seu corpo para o outro.

 

A rutura do ligamento cruzado posterior é habitualmente acompanhada sob a forma de dor, inchaço, derrame e claudicação do joelho que ocorrem rapidamente após o trauma, particularmente com diminuição da mobilidade.

 

Outros sintomas podem incluir instabilidade do joelho ou cedência do joelho após as primeiras semanas, quando não tratada

 

A hemartrose (acumulação de sangue na articulação) é observada algumas horas após o momento da lesão, agravando os sintomas dolorosos e a limitação funcional.

 

O diagnóstico é feito com uma Radiografia ou Ressonância Magnética (RMN) para confirmar a lesão do ligamento cruzado anterior, como também para ver todas as lesões associadas.

Quais os tratamentos para a Ligamento Cruzado Anterior?

As opções de tratamento das lesões do menisco incluem o tratamento conservador e o tratamento cirúrgico.

 

Numa primeira fase o médico ortopedista pode prescrever analgésicos e anti-inflamatórios, em conjunto com um plano de fisioterapia. Esta opção não trata a rotura, no entanto pode aliviar a dor e melhorar a função nos doentes menos ativos.

 

O tratamento cirúrgico é indicado muita frequência, uma vez que nos doentes ativos o tratamento conservador é, na maioria dos casos, insuficiente, estando indicada a reconstrução do ligamento cruzado anterior (ligamentoplastia), através de artroscopia com enxerto de tendão, para recuperação da função e prevenção da artrose.

ver mais
ver menos