Skip to main content

Centro de excelência em infeções osteoarticulares

publicado em 04 Dez. 2020

Para a comunidade médica em geral, todas as infeções representam um enorme desafio, sendo fonte de preocupação constante e uma complicação temível após qualquer cirurgia.

 

As infeções osteoarticulares, em particular, têm um significativo impacto negativo não só em termos médicos, com enorme morbilidade e mesmo mortalidade, como em termos sociais e económicos, com custos excessivos que derivam da necessidade de múltiplas cirurgias, internamentos e tratamentos antibióticos prolongados. Com o aumento consistente do número de próteses realizadas anualmente, e um número cada vez maior de pessoas a viver com alguma prótese, as estatísticas nacionais e mundiais apontam para um crescimento exponencial futuro das infeções após artroplastias.

 

A particular dificuldade no combate às infeções osteoarticulares prende-se com as especificações que lhes são inerentes. Por um lado, o seu diagnóstico é frequentemente difícil, pois muitas vezes a infeção não é evidente: repetidamente não estão presentes os tradicionais sinais clínicos de infeção e esta traduz-se “apenas” em dor persistente e falência inexplicada de sucessivas cirurgias de revisão. Por outro lado, mesmo após a determinação do diagnóstico, o tratamento é exigente e laborioso, comummente associado a taxas de falência elevadas que potenciam as consequências adversas.

 

Compreende-se, assim, a necessidade de garantir uma resposta clínica especializada e claramente diferenciada não só ao nível de uma adequada e assertiva intervenção cirúrgica, como de um conhecimento pormenorizado da microbiologia e da terapêutica antibiótica otimizada, direcionada para cada doente em específico, considerando o seu estado de saúde em geral e eventuais problemas de saúde associados. É amplamente reconhecido que o sucesso do tratamento desta patologia aumenta significativamente quando realizado em centros especializados, com recurso a cuidados diferenciados e em multidisciplinaridade.

 

Com o compromisso de oferecer as melhores estratégias diagnósticas e terapêuticas no combate às infeções osteoarticulares e o acompanhamento dedicado a cada doente, com plano de tratamento direcionado e específico para cada caso, surge, no Trofa Saúde Hospital Central em Vila do Conde – o maior hospital privado do país e um hospital equipado e com resposta instalada em Patologia Laboratorial, Imagiologia e outros meios complementares de diagnóstico, bem como internamento em cuidados intermédios/intensivos –, uma equipa multidisciplinar representada pela Ortopedia (coordenação), Infeciologia e Medicina Interna que forma o Grupo de Diagnóstico e Tratamento de Infeções Osteoarticulares.

 

Este conta ser, no panorama da saúde privada em Portugal, o primeiro centro nacional de referência e excelência altamente diferenciado no diagnóstico e tratamento de infeções protésicas e outras infeções osteoarticulares.