Skip to main content

Cirurgia minimamente invasiva da coluna: Fusão de vértebras

publicado em 20 Ago. 2020

Se tem amigos que já foram operados à coluna, sabe que muitas vezes a solução passa por cirurgias onde há a necessidade de fundir um conjunto de vertebras (normalmente duas).

 

Estas cirurgias estão associadas à perceção de uma maior agressividade e risco, sobretudo por envolverem a colocação de parafusos e, também, porque muitas vezes são realizadas em doentes em que uma primeira cirurgia falhou.

 

No entanto, existem atualmente técnicas minimamente invasivas, onde os parafusos são colocados através da pele (percutâneos) e a abordagem cirúrgica (para descomprimir os nervos e retirar hérnias) é feita através de uma pequena incisão com lesão muscular mínima.

 

Trago-vos aqui o exemplo de um doente operado em Junho na nossa unidade de Vila Real. Este doente sofria com dor na perna esquerda (ciática) e dor de costas (lombalgia), provocadas por doença do disco vertebral entre L5 e S1, que desenvolveu uma hérnia e colapsou. Aqui podemos ver a imagem pré e pós operatória (fig. 1 e 2) e a cicatriz ainda com os agrafos (fig. 3).

 

  

 

(Fig. 1 e 2)

 

 

(Fig. 3)

 

Os parafusos e um implante entre as vertebras (Cage) a ocupar o espaço do disco.

 

 

Fig. 4 – As cicatrizes cirúrgicas ao 12º dia

 

Este doente ficou sem a dor ciática que tinha previamente e, ao 12.º dia já tinha melhorado consideravelmente da sua dor de costas.

 

Para dar resposta ao seu problema da coluna, procure os nossos cirurgiões especialistas em Coluna.