Skip to main content

A Importância da Implantologia

publicado em 23 Jan. 2017

Cabe à Medicina Dentária prevenir, prolongar e melhorar a saúde oral, através do tratamento, posicionamento ou reabilitação da cavidade oral. Cada vez mais a saúde oral é essencial não só a nível estético, mas também como fator de bem-estar e conforto para as pessoas, permitindo inclusive auxiliar na terapêutica de diversas patologias sistémicas, favorecendo a manutenção da saúde geral do paciente.

 

A Implantologia é a área da medicina dentária que promove a reabilitação da cavidade oral, com uma estrutura fixa ou removível, através da aplicação de raízes artificiais de titânio no osso. Os implantes dentários são a melhor solução para a reabilitação oral, uma vez que se apresentam como a alternativa mais duradoura e que mimetiza quase na perfeição a natureza.

 

Após a sua colocação, os implantes estão sujeitos a um tempo de osteointegração, ou seja, período necessário para a cicatrização do implante no osso, para posteriormente realizar-se a reabilitação. Esta pode ser feita de várias formas desde coroas cerâmicas, a próteses híbridas ou sobredentaduras. Através de estudos científicos e com a permanente evolução das técnicas e materiais cirúrgicos, hoje em dia, é possível colocar implantes pós–extracionais e em carga imediata, isto é, realizar uma reabilitação fixa logo após cirurgia, sendo esta uma decisão que cabe ao médico dentista mediante a avaliação do caso clínico.

 

Sempre que o dente é perdido ocorre reabsorção óssea, reabsorção esta que em certos casos pode ser bastante significativa, resultando numa perda de volume extensa que culmina num maxilar atrófico, tornando o osso praticamente inexistente, fazendo com que a colocação do implante seja impossível numa única fase cirúrgica. Nestes casos clínicos, recorre-se a enxertos ósseos através de biomateriais ou osso autólogo, trata-se de uma fase cirúrgica que antecede a colocação dos implantes. É feita a regeneração óssea e após um período, nunca inferior a seis meses, o paciente inicia o seu processo normal de reabilitação com implantes.

 

Os implantes dentários são a solução mais definitiva, mais confortável e mais próxima do natural. A reabilitação com implantes promove rejuvenescimento facial e melhoria da estética, possibilitando um aumento da autoestima do paciente, uma vez que proporciona maior conforto na mastigação e melhor fonética.

 

Este procedimento é realizado em todas as Unidades do Trofa Saúde Hospital. Dependendo do caso concreto e do número de implantes a colocar, este processo, demora em média cerca de 30 a 60 minutos e é feito com anestesia local. O processo cirúrgico é muito simples, rápido e indolor. Se não houver osso suficiente existem diversos procedimentos que podem ser feitos no bloco operatório sob anestesia geral e em regime de ambulatório, com toda a experiência e qualidade que nos é reconhecida. Estamos dotados de equipas altamente experientes em implantologia e perfeitamente aptas para solucionar o seu problema.