Skip to main content

A Obesidade

publicado em 11 Out. 2017

O que é a obesidade?
A obesidade é uma doença que resulta da acumulação de gordura no organismo, que pode colocar em risco a saúde. Nos adultos é definida por uma simples medida (IMC), calculada entre o peso e a altura, considerando-se acima do limite de 30 kg/m2.

 

Como se desenvolve?
A obesidade é uma doença complexa, causada pelo excesso alimentar e sedentarismo e favorecida por predisposições genéticas e alterações do metabolismo. No fundo, apenas existe uma forma de aumentar de peso: ingerir mais energia do que a gasta pelo organismo. A perda de peso só é possível diminuindo a ingestão calórica ou aumentando o gasto (atividade física).

 

Quais as consequências da obesidade?
A acumulação de gordura no organismo pode levar a fenómenos inflamatórios que provocam danos nas artérias, pâncreas, fígado, diabetes, doenças respiratórias, aterosclerose, hipertensão e acidentes vasculares. O aumento de peso causa problemas na locomoção, emocionais, psicológicos e sociais. A qualidade de vida nos doentes obesos está severamente prejudicada, devido a fatores psicológicos (autoestima) e fatores físicos (incapacidade de praticar exercício; locomoção ou alterações do sono). Há pequenos gestos do dia-a-dia (apertar os cordões, descer escadas, viajar em aviões ou utilizar sanitários) dificilmente mensuráveis a nível de saúde, mas com significativo impacto na qualidade de vida.

 

Como combater a obesidade?
A única abordagem eficaz a nível populacional será a prevenção, dado que o tratamento da obesidade é difícil e prolongado. A obesidade é uma doença crónica pelo que será necessária uma abordagem a longo prazo para esta doença. Apesar de os tratamentos nutricionais e farmacológicos poderem levar a melhorias do controlo do açúcar e das gorduras no sangue e a perdas de peso de 5-10% do peso corporal, a longo prazo, têm elevadas taxas de falência.

 

A cirurgia bariátrica é um termo dado à cirurgia que o ajuda a perder peso. É o tratamento mais eficaz para o tratamento da obesidade mórbida e é o único que está associado a perdas de peso significativas, duradouras, a uma reversão eficaz das doenças associadas à obesidade e a uma diminuição do risco de morte. Mesmo os doentes com perdas de peso insuficientes após cirurgia melhoram de diversas doenças, eliminando a necessidade de múltipla medicação crónica, melhorando as suas relações sociais e profissionais e aumentando significativamente a sua qualidade de vida.

 

Tratamentos disponíveis: no Trofa Saúde Hospital na Trofa, poderá encontrar um apoio multidisciplinar, incluindo todas as técnicas cirúrgicas aprovadas para a redução de peso e controlo das doenças metabólicas. O nosso compromisso é oferecer um tratamento integrado e colocar à sua disposição o estado da arte no tratamento cirúrgico da obesidade!
Porque a obesidade tem cura, aguardamos a sua visita.