Skip to main content

Infeções Respiratórias

publicado em 25 Jan. 2017

As infeções víricas que mais frequentemente afetam as vias respiratórias são as constipações e as gripes, podendo originar diversas complicações por sobreinfeção bacteriana.

 

O contágio é feito sobretudo de pessoa para pessoa através das gotículas dos espirros ou tosse e também pelas mãos ou objetos contaminados.

 

A rinite infeciosa vírica, “constipação” ou resfriado comum, apresenta-se inicialmente com sintomas de mal-estar geral, fadiga, dor de cabeça, febre baixa, garganta inflamada, nariz entupido, e aumento da viscosidade do muco com a evolução dos sintomas. O tratamento é feito com a ingestão abundante de líquidos, antipiréticos/analgésicos e limpeza nasal.

 

Na gripe os sintomas surgem subitamente: febre alta, dor de cabeça, dores musculares e articulares generalizadas, muco nasal, espirros e tosse (que pode perdurar quando os outros sintomas desaparecerem). Podem ainda surgir náuseas e/ou vómitos. O tratamento passa por hidratação, antipiréticos/analgésicos, limpeza nasal, mucolíticos e/ou antitússicos se necessário. Em grupos de risco deve ser realizada a vacinação anual contra a gripe sazonal. Os principais grupos de risco para complicações são os indivíduos com mais de 65 anos, crianças, grávidas e indivíduos com doenças crónicas.

 

As principais complicações são as bronquites e pneumonias. Nas bronquites, os sintomas de alerta são a tosse com expetoração, a dificuldade respiratória e os assobios ou sibilos. O muco esverdeado acompanhado de febre sugere uma infeção bacteriana, com necessidade de tratamento com antibiótico. No caso das pneumonias, aumento da febre e o aparecimento da expetoração abundante, assim como dificuldade respiratória crescente implicam uma ida rápida ao médico.

 

Outras complicações frequentes são as otites, sinusites, rinites, faringites e amigdalites. Em doentes com doença respiratória crónica podem ocorrer exacerbações e complicações.

 

No Trofa Saúde Hospital, o seu Médico de Medicina Geral e Familiar encontra-se disponível em horário alargado, tanto em consulta programada como em não programada. Existe também a disponibilidade por contacto telefónico, com um número direto para a especialidade de Medicina Geral e Familiar, para acompanhamento de situações pontuais, esclarecimento de dúvidas e outras questões. Apostamos numa continuidade de cuidados, fomentando uma relação médico-doente assente numa lógica de confiança e proximidade, sendo também o elo de ligação com todas as outras valências disponíveis no Trofa Saúde Hospital proporcionando ao cliente o acesso atempado a todos os cuidados nas mais diversas áreas.