Skip to main content

Os verdadeiros benefícios da atividade física na saúde e bem-estar

publicado em 06 Abr. 2022

Dia Mundial da Atividade Física celebra-se a 6 de abril. Este dia visa promover a prática de atividade física junto da população, assim como mostrar os benefícios do exercício físico.

 

Desenvolver alguma forma de atividade física é uma necessidade básica para o bem-estar físico e mental do ser humano e é essencial no combate ao sedentarismo e aos seus efeitos nocivos. Cerca de 80% da população não pratica atividade física suficiente para cumprir as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS). Contudo, o movimento está presente em todos os instantes da nossa vida e é possível ter uma vida fisicamente ativa através de outras alterações no dia-a-dia – no trabalho, em casa e, sobretudo, nas deslocações.

 

De acordo com a OMS, o ideal de frequência de atividade física é que o seja no mínimo 3 vezes por semana. Pode ser um desporto, uma caminhada, quanto maior a diversidade dos estímulos, maiores serão as possibilidades de atingir melhores resultados. Igualmente importante: a alimentação saudável, o descanso de qualidade e o consumo de água.

 

A atividade física regular acelera o metabolismo, permitindo uma queima de gordura mais eficaz e consequentemente perda de peso. Previne doenças cardiovasculares e ajuda no controlo da diabetes, hipertensão arterial e níveis de colesterol. Reduz o stresse sob as paredes dos vasos sanguíneos e aumenta o fluxo, ao melhorar a função e calibre dos vasos sanguíneos. Otimiza o funcionamento cardíaco ao aumentar a capacidade de produção de energia, usada na sua contração e reduzir a frequência cardíaca e a pressão arterial, o que resulta numa redução do esforço e oxigénio gasto pelo músculo cardíaco.

 

O exercício induz a produção de endorfinas, uma substância natural que bloqueia a sensibilidade à dor e promove a sensação de relaxamento e prazer. Aumenta o fluxo de sangue no cérebro, e concomitantemente os níveis de neurotransmissores, como a serotonina, que aumentam a sensação de bem-estar, contribuindo, assim, para diminuir a ansiedade, a falta de segurança, a dificuldade em lidar com as relações pessoais, a depressão e a sensação de deslocamento. A prática de atividade física melhora a qualidade do sono e aumenta a capacidade de concentração, que leva a um melhor rendimento escolar e laboral.

 

O exercício físico permite o fortalecimento dos ossos, articulações e músculos, proporcionando mais resistência, flexibilidade, equilíbrio corporal e agilidade. Afeta positivamente o pico de massa óssea em crianças e adolescentes. Contribui para a manutenção e promoção da densidade óssea em adultos e diminui a constante perda de massa óssea em idosos.

 

Siga os conselhos do seu médico de família sobre os exercícios mais adequados para si e mude o seu estilo de vida.