Skip to main content

Sopro no coração: o que é e o que o pode causar

publicado em 27 Dez. 2021

Um sopro no coração é um som que pode ser ouvido através da auscultação do coração. Na maioria das vezes, é um achado benigno e não significa que haja doença cardíaca.

O que pode causar sopro no coração?

O sopro no coração resulta da passagem de sangue entre as várias partes do coração. Os sopros são bastante comuns nas crianças. Na maioria, são classificados como “inocentes”, pois não significam doença. Estes sopros podem ir e vir, variar dependendo da posição da e geralmente desaparecem com o crescimento. Mais raramente, podem ser sinal de malformações cardíacas de nascença, onde são muitas vezes acompanhados de sintomas como a cianose (cor azulada da pele). A maioria dessas situações são detetadas à nascença ou mesmo durante a gravidez.

 

Os sopros em adultos também podem ser benignos. Em pessoas mais magras ou em situações em que o coração esteja a bombear maior quantidade de sangue (p. ex.: gravidez), mas também em desportistas, como resultado da adaptação ao esforço. Na maioria destas situações, uma avaliação clínica especializada pode ser suficiente para determinar a benignidade.

 

Por vezes, o sopro no coração é sinal de mal funcionamento das válvulas do coração. Se a válvula estiver apertada, a passagem do sangue por um orifício mais pequeno origina um som turbulento que é percebido como sopro pelo médico na auscultação.

 

Da mesma maneira, se uma válvula não conseguir fechar totalmente, também se produz um sopro. A probabilidade de um sopro poder ser sinal de doença valvular aumenta com idade. Nestas circunstâncias, sobretudo se houver aparecimento ou agravamento de sintomas cardíacos, como cansaço, falta de ar, inchaço nas pernas, dor no peito ou desmaios, está recomendada uma avaliação médica especializada, podendo ser necessária a realização de exames auxiliares de diagnóstico, como o Ecocardiograma e o Eletrocardiograma.

 

Mesmo que se confirme que determinado sopro no coração tem origem num defeito de uma válvula, isso não significa sempre que está perante um problema de saúde complexo. A maioria dos defeitos das válvulas cardíacas são ligeiros e não causam qualquer impacto na saúde, mas podem progredir ao longo de anos, estando indicada a vigilância clínica e o ecocardiograma de forma regular.

 

Os sopros no coração podem ser um sinal de problemas mais sérios, a necessitar de observação médica mais urgente. Alterações nas válvulas que sejam classificadas como graves são situações em que o coração já está em esforço para se adaptar, sendo nesta fase que os sintomas e complicações aparecem. Nestes casos, há necessidade de avaliação especializada, para definir a necessidade de tratamento de intervenção na válvula, pode passar pela substituição ou reparação da válvula.