Skip to main content

Como tratar as feridas do meu filho?

publicado em 24 Jan. 2022

Os acidentes acontecem frequentemente e são inerentes ao desenvolvimento das crianças. Várias circunstâncias podem levar a que estes aconteçam. A aquisição da marcha e a curiosidade das crianças podem expô-las a situações de risco que levam à ocorrência de pequenos acidentes e traumatismos.

 

Independentemente do tipo de ferida, há alguns procedimentos que devem ser aplicados:
– Comece por lavar bem as mãos com água e sabão ou, se possível, use luvas descartáveis.
– Lave a ferida com água abundante ou com soro fisiológico, para eliminar as partículas de sujidade.
– Seque a ferida com gaze (não se deve usar algodão), desde o centro até ao exterior.
– Desinfete a ferida com solução antissética e cubra com uma compressa ou tecido limpo.
– Em caso de hemorragia persistente, deve realizar pressão sobre a mesma com uma compressa durante uns minutos. Se o sangramento continuar, aplique mais compressas, mantenha a pressão sobre a ferida e consulte um médico.

 

Em algumas situações é necessário procurar assistência médica, como, por exemplo:
– Se a ferida continua a sangrar (feridas abertas sangrantes necessitam de sutura com linha. Este tratamento deve realizar-se nas primeiras 6 horas após a lesão, pelo risco de infeção).
– Feridas extensas e com o tecido muito danificado.
– Na presença de corpos estranhos incorporados.
– Ferida com sinais de infeção (vermelhidão, calor, dor e edema).
– Se a ferida demorar muito tempo a cicatrizar.
– Em caso de mordedura animal ou humana.

 

Nos primeiros dias a ferida não deve ser molhada, para não atrasar o processo de cicatrização. Se for necessário aplicar pontos de sutura, estes devem ser removidos após 5-10 dias, dependendo da localização e extensão da ferida. Geralmente, os curativos e os pensos devem ser trocados diariamente, por razões de higiene.

 

Controlada a hemorragia, inicia-se o processo de cicatrização e regeneração da pele, com a criação de um coágulo sanguíneo, que depois evolui para crosta. O processo de cicatrização ocorre ao longo de 3 semanas. Algumas feridas acabam por deixar uma cicatriz na pele. Pode-se ter alguns cuidados para ajudar a diminuir o aspeto definitivo da cicatriz, como proteger a criança da luz solar direta e aplicar um creme hidratante duas vezes por dia, durante cerca de 4 a 6 semanas após tratamento da ferida.

 

Os pequenos acidentes, como feridas e arranhões, são algo com que os pais lidam frequentemente e que merecem sempre a preocupação dos mesmos. É essencial saber abordá-los no imediato e reconhecer quando é necessário procurar ajuda médica.