Skip to main content

Síndrome do Túnel Cárpico: “Doutora, sinto formigueiros nas mãos”

publicado em 10 Jul. 2022

O túnel cárpico (ou túnel carpiano) é um canal localizado na face anterior do punho. Trata-se de um compartimento rígido pelo qual deslizam tendões flexores (responsáveis pelo movimento dos dedos) e o nervo mediano, que é um dos principais nervos da mão.

A Síndrome do Túnel Cárpico é desencadeada por uma compressão crónica do nervo mediano, a nível do punho, que provoca a lesão do mesmo e os típicos sintomas de mãos dormentes que agravam à noite e que, muitas vezes, acordam os doentes que sentem necessidade de levantar e sacudir as mãos.

Causas

O canal carpiano é um espaço de dimensões reduzidas. Se por alguma razão este espaço fica ainda mais estreito, o nervo pode ficar comprimido. São muitas as causas que podem provocar este estreitamento, sendo a principal causa o espessamento do ligamento transverso anterior do carpo motivado por fatores degenerativos.

 

Em outras situações não é possível identificar uma causa concreta. Esta síndrome pode associar-se a doenças endocrinológicas (hipotiroidismo ou acromegalia), doenças reumáticas (artrite reumatoide), tumores, tratamento com corticoides ou gravidez.

 

É comum relacionar-se com atividades que impliquem manobras manuais repetitivas (movimentos repetidos das mãos e punho, posições repetitivas e forçadas do punho) ou traumatismos locais (manipulação de ferramentas com vibração).

 

Sintomas

No início, a grande maioria dos doentes refere dor e dormência no punho, mão, dedos ou antebraço, com sensação de formigueiros e de inchaço. É habitual o agravamento dos sintomas durante a noite ou em certas posições da mão. Com o tempo, e se não se tratar adequadamente, pode aparecer debilidade da mão, atrofia dos músculos da mão e dificuldade em manipular objetos.

Diagnóstico

Para o correto diagnóstico da Síndrome do Túnel Cárpico, a neurocirurgiã irá avaliar a sensibilidade e força das mãos e vai-lhe pedir para efetuar certas manobras para desencadear os sintomas referidos.

 

Para a confirmação do diagnóstico irá realizar um estudo neurofisiológico chamado eletromiograma.

Diagnóstico diferencial

É importante excluir outras doenças que podem provocar sintomas similares, como a doença degenerativa da coluna cervical.

Tratamento

Nos casos de Síndrome do Túnel Cárpico mais leves, com poucos sintomas, o tratamento pode ser conservador, isto é, sem necessidade de cirurgia. Para isto podem ser-lhe receitados medicamentos anti-inflamatórios durante um tempo limitado, infiltrações ou reabilitação

Tratamento cirúrgico

Quando os sintomas são incomodativos ou o tratamento conservador não resolve estes sintomas, poderá ser necessário realizar uma cirurgia para descomprimir o nervo. O tratamento consiste numa pequena incisão de aproximadamente 2 cm para a abertura do ligamento que comprime o nervo mediano. Este procedimento é realizado sob anestesia local e sem necessidade de internamento.

 

Praticamente todos os doentes sentem uma melhoria imediata e muito satisfatória dos sintomas, podendo regressar às suas atividades habituais pouco tempo após o procedimento.