A osteoartrose do joelho é a artrose mais frequente dos membros inferiores, com grande importância devido à incapacidade que produz dado que se trata de uma articulação de carga o que limita francamente a nossa atividade diária. Devemos ver o joelho como um conjunto de três articulações (compartimento medial; lateral e fermoropatelar) que podem ser atingidos individualmente ou em conjunto.
A causa da maioria das gonartroses permanecem ainda desconhecidas embora conheçamos fatores como a idade (maior idade), o género (mais o feminino), fatores genéticos, obesidade que se associam com o aparecimento desta patologia. No entanto sabemos que existem causas que levam a gonartroses secundárias muitas vezes de forma precoce que devemos reconhecer de forma a prevenir o seu aparecimento (sequelas de fratura do joelho, lesões ligamentares, desvio do eixo dos membros inferiores).
A clínica vai depender das zonas alteradas na articulação do joelho, no entanto sabemos que é uma dor de tipo mecânico que melhora com o repouso (nas fases iniciais da doença), dores que se acentuam nos planos inclinados (ruas inclinadas; subir e descer escadas) associada muitas vezes a deformação da articulação.
Radiologicamente nas fases iniciais não encontramos alterações de importância, embora com exames mais específicos (TAC/Ressonância Magnética) podemos encontrar alterações ao nível da cartilagem. Devemos, no entanto, realizar estudos mais direcionados (radiografias em carga; estudo rótula) de forma a reconhecer alterações de eixo que podem levar a cirurgias de correções para prevenir alterações mais graves ou atrasar evolução desta doença.
Apesar desta patologia estar muito associada a cirurgia devemos ter em conta que existem muitos tratamentos que devem ser usados prévios a qualquer operação. Tratamentos gerais como manter uma boa força muscular (natação; caminhar, hidroginástica, bicicleta) diminuição de peso, fisioterapia, são necessárias para ajudar a manter uma qualidade de vida aceitável. Várias medicações podem ser usadas nas fases iniciais como analgésico, aine, condroprotetores, infiltrações com ácido hialurónico ou fatores de crescimentos.
A cirurgia pode ser utilizada como prevenção (realinhamento do eixo, artroscopia) ou como tratamento, dependendo essencialmente da clínica do doente e dos compartimentos alterados (artroscopias, prótese unicompartimental, osteotomias de descarga; prótese totais do joelho; tratamento cartilagem).
Para esclarecimento de qualquer dúvida, não hesite em contactar os nossos Ortopedistas especializados em Joelho, em qualquer uma das unidades do Trofa Saúde Hospital.