Skip to main content

Rotura do Menisco: como tratar?

publicado em 18 Fev. 2020

Meniscos: o que são? Para que servem? Necessitamos ser operados a todas as lesões meniscais? Os meniscos são duas estruturas fibrocartilaginosas em forma de semicírculos existentes no joelho que cobrem a superfície da tíbia e têm como funções: melhoria da congruência articular, estabilização, transmissão de forças de carga e absorção de choques. Importa recordar que o joelho é uma articulação na qual intervêm vários elementos – para um bom funcionamento – e não devemos pensar unicamente nos meniscos para justificar as queixas desta articulação.

 

Uma das caraterísticas dos meniscos, principalmente nos adultos, é a vascularização (irrigação sanguínea), que só existe na periferia, o que limita a cicatrização nas outras zonas, pelo que não devemos esperar qualquer tipo de cicatrização quando são atingidas as zonas avasculares (2/3 do menisco).

 

O diagnóstico das lesões meniscais é realizado pela clínica e confirmado por outros meios diagnósticos, principalmente a Ressonância Magnética, que mostra todas as lesões associadas para decidir um tratamento adequado para cada doente.

 

Uma das queixas associadas à rotura do menisco são os bloqueios do joelho, que podem limitar a nossa atividade e acelerar a indicação para o tratamento cirúrgico.

 

Existem diversos tipos de lesão meniscal e, segundo o tipo, decide-se o tratamento, que pode variar desde não operar (tratamento médico e fisiátrico) até transplante de meniscos.

 

Em relação ao tratamento devemos considerar muitos fatores na hora da decisão cirúrgica. Fatores como a idade, profissão, tipo de lesão meniscal, lesões associadas, etc. devem ser tidos em conta na hora de definir o tratamento mais adequado. Hoje, e tendo o conhecimento da evolução das lesões articulares em joelhos que sofreram meniscectomia, a primeira prioridade será manter o mais completo possível os meniscos (assim são prioridade as suturas meniscais e em alguns casos o transplante de menisco), embora sabendo que o tempo de recuperação vai ser mais demorado. Se houver necessidade de retirar zonas de menisco alteradas devemos fazer a meniscectomia o mais conservadora possível.

 

Não devemos esquecer que a técnica cirúrgica tem muita importância, mas para ter êxito no resultado final devemos programar uma recuperação muito controlada, principalmente em atletas de competição.

 

Em conclusão: devemos ter em conta que a cada doente deve ser dada uma solução e que as soluções são diversas e dependentes de distintos fatores.

 

No Trofa Saúde Hospital em Vila Real a equipa de médicos ortopedistas é altamente diferenciada por área anatómica e tem ao seu dispor um serviço de imagiologia capaz de diagnosticar qualquer patologia de foro ortopédico, bem como um bloco operatório com condições para dar resposta a qualquer situação.