Skip to main content

Tenho Cataratas, e agora?

publicado em 04 Ago. 2020

O cristalino é a lente natural do olho. Situa-se atrás da pupila e, quando saudável, é transparente, permitindo a passagem de raios luminosos até à retina, para se obter uma imagem nítida. Quando o cristalino do olho opacifica, estamos perante uma Catarata.

 

A Catarata é uma das patologias oftalmológicas mais frequentes na nossa população e manifesta-se por uma perda progressiva de visão ao longo da idade.

 

Habitualmente, as Cataratas associam-se ao envelhecimento inevitável das estruturas oculares, mas pode também ocorrer na sequência de alterações metabólicas decorrentes de doenças (como, por exemplo, a diabetes e a uveíte) ou de comportamentos (como é o caso do tabagismo, da toma de certos medicamentos ou de trauma ocular). Há ainda algumas condições genéticas hereditárias que podem estar na origem do aparecimento da patologia.

 

A Catarata, sem a devida intervenção terapêutica, apresenta graves repercussões na qualidade de vida dos doentes, podendo mesmo levar à cegueira.

 

Com efeito, o diagnóstico e tratamento atempados da Catarata são fundamentais, sendo essencial que o tratamento cirúrgico, logo que indicado, venha a ter lugar dentro do prazo que for adequado à situação do doente.

 

Com as técnicas cirúrgicas atuais, já não é necessário esperar pela progressão da doença e aguardar que a Catarata fique “madura”. Quando a Catarata afeta a visão do doente, deve seguir-se para o procedimento terapêutico. A cirurgia da Catarata é feita normalmente em regime de ambulatório e utilizando, nas unidades Trofa Saúde, sempre técnicas cirúrgicas modernas e seguras.

 

Por este motivo, quando o Sistema Nacional de Saúde não consegue realizar uma cirurgia dentro do prazo estipulado, emite um vale-cirurgia SIGIC, para que o utente do SNS possa realizar essa cirurgia num hospital privado com este acordo, como é o caso do Trofa Saúde Hospital Central.

 

Se dispõe de um vale-cirurgia SIGIC para tratamento de qualquer patologia ocular e ainda que no seu vale possa não constar da listagem qualquer unidade Trofa Saúde, utilize-o na nossa unidade hospitalar. Para tal, com a equipa de gestão de clientes da sua unidade Trofa Saúde de confiança, poderá dar seguimento ao processo, sempre com a garantia de uma resposta célere, profissional e de confiança.

 

O Trofa Saúde Hospital Central em Vila do Conde é a maior unidade hospitalar privada do país, dispõe de 8 salas de bloco operatório, com equipamentos de última geração e um quadro clínico experiente e de elevada competência, capaz de assegurar uma rápida resposta após ao seu vale SIGIC. O serviço de internamento, para todas as situações que o exijam, está disponível e tem todo o conforto e segurança necessários à fase em que nos encontramos.