Nefrologia é a especialidade médica que se ocupa do diagnóstico e tratamento clínico das doenças do sistema urinário, em especial o rim. Por vezes, essas doenças só afetam os rins mas é necessário sublinhar que, na maior parte dos casos, as doenças que afetam os rins são doenças gerais, como a diabetes Mellitus, a hipertensão arterial e algumas doenças imunológicas, que provocam lesões em vários órgãos.
A utilização inadequada de alguns medicamentos de uso corrente, como os analgésicos e os anti-inflamatórios, por exemplo, também pode provocar lesões renais.
Se não forem diagnosticadas precocemente e se não forem tratadas corretamente, as doenças renais podem provocar perda progressiva da função renal e evoluir para a insuficiência renal crónica. Na maioria dessas situações, a perda de função renal pode ser evitada se os doentes forem observados precocemente e seguidos numa consulta de Nefrologia. A realidade é que muitos doentes são enviados tardiamente para um médico nefrologista, habitualmente quando já têm insuficiência renal moderada ou grave e, nessas condições, a insuficiência renal já tem um carácter irreversível.
Muitas vezes, o melhor que o nefrologista pode fazer é impedir ou retardar o agravamento da doença renal, que já tem vários anos de evolução. As biópsias renais, hemodiálise, diálise peritoneal e transplantes renais encontram-se entre os procedimentos e tratamentos mais usuais na Nefrologia.
Patologias mais frequentes:
2025 – Aluna do Mestrado em Gestão Aplicada em Saúde, ISCTE
2025 – Grau de Consultor em Nefrologia, Unidade Local de Saúde de Lisboa Ocidental
2024 – Doutoramento em Medicina, Nova Medical School
2023 – Pós-Graduação em Administração e Gestão de Saúde, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
2016 – Estágio em Diálise Peritoneal Assistida, Imperial College Healthcare NHS Trust, Londres
2016 – Grau de Especialista em Nefrologia, Centro Hospitalar do Médio Tejo
2015 – Formação Pós Graduada Young Medical Leaders Program, Católica Lisbon Business & Economics
2008 – Licenciatura em Medicina, Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa