Skip to main content

Benefícios das palmilhas na performance desportiva

publicado em 10 Dez. 2023

Caminhar é um elemento diferenciador dos seres vivos e um dos padrões fundamentais do movimento humano. As alterações da marcha têm um impacto significativo na qualidade de vida das pessoas e podem causar problemas sociais e de saúde.

 

A marcha pode apresentar vários tipos de alterações cujas causas se podem associar a estados morfo-funcionais do pé, peso, entre outros. A intervenção sobre este tipo de disfunção pode ser de natureza compensatória, usando suportes plantares (palmilhas personalizadas), estes apresentam várias vantagens:

  • manter o equilíbrio;
  • melhorar o desempenho em atividades desportivas, devido à absorção do impacto, do alinhamento dos membros inferiores;
  • distribuição eficiente das pressões plantares;
  • Redução da incidência de fraturas de stress, fascite plantar, tendinopatia do tendão de Aquiles, entre outros.

 

Não é apenas na prevenção de lesões que o uso de palmilhas é benéfico, mas também na melhoria do desempenho desportivo. Os atletas frequentemente recorrem a palmilhas personalizadas para otimizar a sua técnica e minimizar o risco de lesões relacionadas com o pé.

 

Em Podologia, o recurso à aplicação das palmilhas é frequente para minimizar o efeito de alterações estruturais do pé e para controlar as consequências de algumas disfunções, cujas repercussões nos pés, se traduzem em apoios viciados e adoção de posições de defesa, provocando zonas de hiperpressão plantar (calosidades) e distúrbios posturais.

 

A Podologia é uma especialidade vocacionada para a prevenção, o diagnóstico e tratamento de disfunções do pé e repercussões no membro inferior e o estudo da variabilidade das zonas de pressão plantar, em estática e dinâmica, bem como a caracterização da postura do doente, com e sem a colocação de palmilhas.