Skip to main content

Cirurgia do contorno da cintura abdominal

publicado em 26 Nov. 2019

A cirurgia de contorno abdominal inclui vários procedimentos, a selecionar de acordo com a situação clínica, com um grande impacto na atividade diária e bem-estar

 

Na região abdominal temos disponíveis vários procedimentos para melhoria do contorno da cintura, de que se destacam:

 

  1. Lipoaspiração
  2. Mini-abdominoplastia
  3. Abdominoplastia
  4. Body-lift (região abdominal anterior e lombossagrada posterior)

 

1 – Lipoaspiração abdominal e flancos:
A lipoaspiração é o procedimento cirúrgico que consiste na remoção de gordura indesejada acumulada em algumas áreas do corpo. Esta técnica utiliza uma cânula (tubo) e uma máquina de vácuo. Para realizar a cirurgia procedemos à infiltração de uma solução salina contendo um anestésico local e adrenalina. O anestésico irá melhorar o desconforto no pós-operatório imediato, enquanto a substância adrenalina diminui as perdas sanguíneas até quase zero, o que acaba por mitigar os riscos.

 

2 – Mini-abdominoplastia:
A mini-abdominoplastia é uma abdominoplastia que se limita à remoção de excesso de pele infraumbilical e que não necessita de realizar a transposição do umbigo. Apenas se aplica aos pacientes que não evidenciam excesso dermoadiposo acima do umbigo.

 

3 – Abdominoplastia:
A abdominoplastia é uma técnica cirúrgica que remove o excesso de pele e gordura que se encontra localizado entre o umbigo e a região púbica. Tem indicação quando pretendemos melhorar a aparência da área abdominal após a gravidez (estrias) ou pós perda significativa de peso.
Neste procedimento, ao contrário do anterior, há transposição do umbigo e, portanto, teremos uma cicatriz escondida no umbigo e uma cicatriz em meia-lua, habitualmente na linha do fato de banho.
Na grande maioria dos casos, os músculos da parede abdominal necessitam de ser aproximados para resolver a flacidez da parede abdominal.

 

4 – Dermolipectomia circular:
No body-lift procedemos à remoção circunferencial do excesso de pele e gordura ao redor da cintura. Poderemos considerar que se trata de uma extensão da abdominoplastia, que se prolonga para a região dos flancos de forma a remover o excesso de pele que se mantém lateral e posteriormente na região inferior das costas. Além da remoção da pele excedentária, permite-nos traccionar a região glutéa, pelo que se verifica uma elevação das nádegas. De salientar que, a região glútea também poderá beneficiar de enxerto de gordura, colhida por lipoaspiração da região abdominal/flancos ou outra região (braços, coxas ou dorso), dando às nádegas achatadas, uma forma mais projetada.

 

Anestesia: Geral
Duração: 1-2 horas (miniabdominoplastia), 2h (abdominoplastia), 2-3h (lipoaspiração), 3-5h (body-lift)
Internamento / Ambulatório: Depende da preferência do cirurgião e do estado de saúde do paciente

 

POSSÍVEIS COMPLICAÇÕES:
As complicações são raras.

 

RECUPERAÇÃO:
No caso de lipoaspiração, o doente retorna ao trabalho em 5-14 dias. Nos restantes procedimentos, o tempo de convalescença é prolongado, cerca de 2-4 semanas. O exercício físico está proibido até às 6 semanas pós-operatório. Torna-se obrigatório o uso de cinta compressiva 24h/dia pelo período de 4 semanas.