Skip to main content

Cuide da alimentação na primavera e tenha um verão saudável

publicado em 22 Mar. 2024

O clima frio do inverno está a acabar. Para quem ainda não mudou os hábitos de alimentação para perder os quilinhos a mais, a primavera é uma época excelente para começar uma dieta saudável e nutritiva.

 

Mesmo que não possa ir a tempo de ficar com o “corpo de verão” que desejou, todas as mudanças que faça vão ser importantes para reduzir a gordura indesejada, ganhar saúde e confiança em si. E, no fim deste processo, em vez de ter o corpo perfeito para o verão, terá um corpo saudável que deverá manter ao longo do tempo.

 

Pode nem se aperceber, mas a mudança da estação e consequentes alterações climáticas trazem mudanças para a sua
rotina. A primavera pode estar a conspirar a favor da sua silhueta, isso porque o bom tempo faz com que queira ser mais ativo; as roupas mais finas e reveladoras eliminam o seu desejo de comer demais; controla melhor a compulsão por doces sentida normalmente em épocas frias, surge a vontade de comer mais saladas coloridas e de beber mais líquidos devido ao aumento da temperatura e os alimentos mais deliciosos da estação, com as frutas, são super saudáveis.

 

Aliás, esta é a estação do ano onde as frutas e os hortícolas aparecem na sua máxima exuberância, uma oportunidade para comer alimentos da época, mais saborosos e nutritivos, pouco processados, com baixo valor energético, de forma variada e mais em conta:

Morangos, cerejas, framboesas, espargos, beldroegas, espinafres, ervilhas, favas… todo um potencial gastronómico e nutricional a explorar à mesa e com a família.

 

Repare em algumas dicas que deve ter em atenção nesta Primavera:

  • Aposte numa alimentação saudável: não faça a dieta de uma amiga ou vizinha só porque com elas funcionou. Procure ajuda de um nutricionista, e faça uma alimentação adequada e de acordo com as suas necessidades;
  • Pratique exercício físico: organize o seu dia e guarde pelo menos 30 minutos por dia para si;
  • Lembre-se que “passar fome” não é saudável: não corte completamente determinados grupos de alimentos, o facto de se restringir apenas a alimentos com baixo teor de gordura ou hidratos de carbono vai fazer com que perca nutrientes essenciais;
  • Hidrate-se, beba água: ingira no mínimo1,5L de água por dia e não se esqueça que tanto os sumos de fruta, como os refrigerantes ou o álcool são ricos em calorias e açúcar;
  • Aprenda a ler os rótulos: esteja atento às calorias, gordura, açúcar e fibra;
  • Coma devagar e mastigue bem os alimentos: é fácil comer em excesso quando estamos distraídos ou sentados em frente à TV. Além disso, comer mais devagar é uma forma mais eficaz de comer menos.

 

Como sempre, o segredo está no equilíbrio e na capacidade de viver em sintonia com o tempo e o corpo. Observe as estações, privilegie uma alimentação saudável e goze de uma saúde perfeita. Recorde-se que um estilo de vida com saúde não passa apenas pelas refeições.

É importante aprender a reduzir os níveis de stress e a desenvolver o seu bem-estar.

 

Deixo um exemplo de um lanche super rápido e delicioso para tornar a sua alimentação mais equilibrada e saudável.
Ingredientes:

  • 1 fatia de pão de cereais torrado
  • 70g de queijo cottage 0%
  • 36g de morangos
  • 1 . De chá de sementes de sesamo

Espalhe o queijo cottage sobre a torrada. Em seguida, cubra com os morangos fatiados e as sementes de sésamo. Aproveite!