Skip to main content

Depressão pós-parto: tudo o que precisa de saber

publicado em 09 Dez. 2022

A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que “cerca de uma em cada 5 mulheres tem um episódio de saúde mental durante a gravidez ou no ano após o nascimento do bebé”.

 

A depressão pós-parto é uma das manifestações mais recorrentes neste período em particular. Caracteriza-se por “um episódio depressivo estritamente relacionado com o parto, com início, sensivelmente, a partir do 1º ou 3º mês após o nascimento, onde sinais e sintomas como tristeza extrema, ansiedade, sentimentos de culpa e fracasso, choro fácil, irritabilidade e perda de autoestima são muito frequentes”.

 

Os fatores internos e externos que afetam a saúde mental das mães assumem contornos e dimensões que, ao serem desvalorizados, podem agravar o prejuízo do seu bem-estar psicológico e, consequentemente, influenciar também o desenvolvimento físico e emocional dos bebés. Importa por isso salientar os aspetos mais recorrentemente enunciados pelas mães como causadores de dúvidas e inquietudes, nomeadamente as alterações corporais, a amamentação, a privação de sono, a pressão social, as mudanças na relação amorosa, o eu em prol do outro, as condições socioeconómicas e as incertezas com a saúde do bebé.

 

Tantas hesitações e inseguranças traduzem-se no momento da consulta psicológica em questões tão acutilantes como: “Vou ser boa mãe? Vou ser pior do que as outras mães? Vou conseguir ser mãe, profissional e mulher simultaneamente?”.

 

Torna-se assim crucial considerar estas incertezas no processo de acompanhamento psicológico para promover a proximidade entre os elementos da família, fomentar o fortalecimento dos laços, facilitar o envolvimento emocional mútuo na interação mãe/bebé e auxiliar na criação de mecanismos de resolução de problemas.

 

Numa sociedade cada vez mais competitiva e exposta é fundamental promover estratégias de auto preservação, que devolvam a confiança às mães. Ser fiel aos seus instintos maternais, criar momentos que favoreçam a vinculação, ser capaz de sentir cada momento com o seu bebé como único, são alguns dos passos a seguir no combate à depressão pós-parto.

 

O que mais precisa de saber? Procure um profissional de saúde para esclarecer as suas dúvidas. Um Psicólogo pode ajudar!