Skip to main content

Doença Arterial Periférica: o que é, diagnóstico e tratamento

publicado em 31 Mai. 2024

O que é a doença arterial periférica?

A doença arterial periférica dos membros inferiores é uma patologia que resulta de um aperto ou bloqueio das artérias que fornecem sangue para as pernas, resultando numa diminuição do fluxo sanguíneo nestas regiões. Um sintoma comum da desta doença é a claudicação intermitente, que se manifesta como dor ou desconforto nas coxas/pernas durante a atividade física, como caminhar ou correr, e que melhora com o repouso.

Diagnóstico da doença arterial periférica

O diagnóstico geralmente envolve uma avaliação clínica detalhada, incluindo história médica, exame objetivo e exames complementares de diagnóstico. Exames não invasivos, como o índice tornozelo-braço e o ecodoppler arterial dos membros inferiores, podem ser usados ​​para avaliar a circulação sanguínea. Em casos mais complexos, exames invasivos como a angiografia, a angioTC ou a angioRMN podem ser necessários para obter imagens para melhor caracterização das lesões que afetam os vasos sanguíneos, de modo a delinear o planeamento cirúrgico.

Tratamento da doença arterial periférica

O tratamento da doença arterial periférica visa aliviar os sintomas, melhorar a qualidade de vida e prevenir complicações. As opções de tratamento podem incluir mudanças no estilo de vida – como parar de fumar, adoptar uma dieta saudável e praticar exercício físico regularmente. Medicamentos devem ser prescritos para controlar fatores de risco, como hipertensão, diabetes e colesterol elevado. Em casos mais graves, procedimentos cirúrgicos como a angioplastia (dilatação das artérias através de um balão ou através da colocação de um stent) ou cirurgia de bypass, podem ser necessários para restaurar um fluxo sanguíneo adequado.

 

É importante ressalvar que o tratamento deve ser individualizado, considerando a gravidade da doença, a presença de outras condições médicas e as especificidades anatómicas da doença. É assim fundamental, a orientação por um profissional de saúde qualificado para obter um diagnóstico preciso e um plano de tratamento adequado às necessidades específicas de cada utente.