Skip to main content

Glaucoma – O assassino silencioso da visão

publicado em 24 Nov. 2016

O que é o glaucoma? O glaucoma é uma doença do nervo ótico. Este nervo é muito importante porque transporta as imagens que vemos, desde o olho até ao cérebro.

 

O glaucoma normalmente é causado por um aumento da pressão dentro do olho. A pressão comprime as fibras do nervo ótico, destruindo-as permanentemente e provocando assim a doença.

 

Esta doença é muito perigosa porque provoca uma perda de visão não dolorosa, progressiva e irreversível. De salientar que pode haver uma destruição de quase metade do nervo ótico, antes da pessoa se aperceber que está doente.

 

Trata-se da segunda causa mais frequente de cegueira em Portugal, afetando cerca de 2% das pessoas com mais de 40 anos.

 

Como posso saber se tenho glaucoma? A doença avança lentamente, durante meses ou anos e sem sintomas, pelo que o doente só se apercebe quando já há lesões graves.

 

O glaucoma é perigoso porque o olho parece normal, não há qualquer dor, mantendo-se a visão central até muito tarde, enquanto o nervo ótico está a morrer silenciosamente e a visão periférica a ser perdida para sempre.

 

É muito importante a medição da pressão intraocular, mas não é suficiente para saber se uma pessoa tem glaucoma.

 

Também é necessário saber se há alterações no nervo ótico, através da observação do fundo do olho (oftalmoscopia), da realização dum OCT (exame semelhante a um TAC, mas especifico para o olho) e através de testes dos campos visuais computadorizados, que testam a visão periférica.

 

Portanto, a única forma de detetar se uma pessoa tem glaucoma, numa fase mais inicial e sem perda de visão definitiva, é através duma consulta num Médico Oftalmologista. Depois dos 40 anos de idade, sugere-se uma consulta oftalmológica de 2 em 2 anos.

 

De destacar que há um maior risco de desenvolvimento desta doença em familiares de doentes com glaucoma (pais, irmãos ou filhos).

 

Como se trata o glaucoma? O tratamento consiste na diminuição da pressão dentro do olho. O objetivo não é melhorar a visão, mas impedir que piore.

 

O glaucoma, quando não tratado, pode levar à cegueira total e irreversível, mas se for descoberto numa fase inicial, pode ser tratado e controlado na grande maioria das vezes, mantendo-se uma visão normal.

 

O tratamento normalmente é iniciado com gotas oculares que diminuem a pressão dentro do olho. Se este tratamento não for suficiente pode optar-se por tratamento com laser ou cirurgia.

 

A perda de visão provocada pelo glaucoma não é recuperável (ainda), mas tem havido grandes avanços na deteção e tratamento da doença.

 

É muito importante a vigilância periódica e constante, durante toda a vida, com a realização de exames, podendo ser necessária a alteração do tratamento.