Skip to main content

Periodontologia: a importância da saúde oral

publicado em 12 Mai. 2023

Desde 2013 a Federação Europeia de Periodontologia tem vindo a assinalar a data de 12 de Maio como o dia da Saúde Periodontal, onde um dos objetivos é sensibilizar a população geral para as doenças periodontais (das gengivas).

 

Este ano o slogan da campanha é “As gengivas saudáveis ficam-te bem! Protege-as!”, onde está inserida uma mensagem poderosa, pois a saúde das gengivas é parte do nosso bem-estar geral e parte da nossa beleza.

 

É muito importante que a população entenda os sinais de alerta que o organismo dá para reconhecer as doenças das gengivas, um dos primeiros sinais é a presença de sangue aquando da escovagem ou até espontaneamente, as gengivas avermelhadas ou inchadas (edemaciadas), a presença de mau gosto ou mau hálito, a presença de sangue na almofada de dormir, os dentes mais compridos (com a raiz exposta), dentes a abanar (com
mobilidade) ou a mudar de posição.

 

O reconhecimento e diagnóstico precoce destas alterações tem um papel fundamental no prognóstico geral dos dentes, um menor impacto dos encargos com os tratamentos e um aumento da qualidade de vida dos doentes.

 

As principais formas de doenças das gengivas são a Gengivite e a Periodontite (antigamente conhecida por Piorreia), doenças que de acordo com alguns estudos afetam 9 em cada 10 adultos e que só conseguem ser controladas através de uma estrita colaboração entre o doente e o Médico Dentista ou Periodontologista que assiste.

 

Ao contrário do que se falava antigamente, especialmente a Periodontite, não é uma doença apenas das pessoas com mais idade, podendo manifestar-se em todas as idades e em qualquer pessoa, basta para isso reunir algumas características como a presença de placa bacteriana (mau controlo higiénico pelo doente) e suscetibilidade genética, sendo que há também fatores de risco, como o tabaco e diabetes não controlados, a contribuírem para a progressão mais rápida destas doenças.

 

Apostar num diagnóstico precoce contribui para um melhor resultado. Se sente algum dos sinais das doenças das gengivas procure a ajuda de um Médico Dentista ou Especialista em Periodontologia para o acompanhar no melhor tratamento para a sua saúde.

 

Não deixe avançar, amanhã é sempre mais difícil.