Skip to main content

Vamos falar de hemorroidas?

publicado em 07 Nov. 2016

As hemorroidas são estruturas anatómicas normais presentes entre o reto e o ânus, constituídas por vasos sanguíneos – plexos hemorroidários – que funcionam como “almofadas” de tecido e sangue, protegendo o canal anal e participando no mecanismo de continência fecal.

 

Quando estas estruturas geram sintomatologia, deve falar-se em doença hemorroidária.

 

Ocorre aproximadamente em 50% da população adulta, e surge quando estes vasos são submetidos a pressões elevadas, comprometendo a circulação sanguínea no plexo, originando a sua dilatação e eventualmente a sua exteriorização através do ânus, traduzida como prolapso hemorroidário.

 

Para além do envelhecimento e da predisposição genética, assumir um estilo de vida pouco saudável, onde a ausência de exercício físico, os excessos alimentares, a deficiente ingestão de líquidos e de hábitos intestinais, poderão contribuir significativamente para a evolução da doença.

 

O conceito popular a contrariar é que nem todo o desconforto anal se deve a uma crise hemorroidária. O diagnóstico deverá ser preciso, uma vez que existem outras patologias cujas queixas são muito semelhantes.

 

O sangramento, o prolapso hemorroidário, a comichão e a formação de coágulos sanguíneos, assim como as queixas dolorosas anais, são motivos mais do que suficientes para procurar uma solução.

 

O tratamento pode ser médico ou cirúrgico. O primeiro permite o alívio sintomático mas poderá não impedir a progressão da doença. A cirurgia minimamente invasiva, oferece convalescença menos dolorosa e mais curta. O exemplo mais recente é o método HAL–RAR.

 

Este método, originalmente desenvolvido em 1995 no Japão, consiste na identificação das artérias com um dispositivo de Doppler, interrupção do fluxo sanguíneo aos plexos hemorroidários, e fixação do eventual prolapso no interior do ânus. É considerado uma excelente opção no tratamento cirúrgico da doença hemorroidária, pouco invasivo, seguro e de execução simples.

 

Deste modo, sabendo que um em cada dois adultos terá ao longo da sua vida uma crise hemorroidária, o constrangimento não o pode afastar de procurar aconselhamento com um especialista.

 

Contrariando alguns preconceitos populares, há alturas em que é imperioso falar de Hemorroidas.

 

No Hospital Privado de Gaia estamos perfeitamente preparados para, de forma integrada e multidisciplinar, realizar um diagnóstico rigoroso e, se houver indicação cirúrgica, realizá-la pelo método HAL-RAR, minimizando assim de forma relevante a dor pós-cirúrgica.