A especialidade medico-cirúrgica que se dedica ao estudo, diagnóstico e tratamento das doenças que afetam o sistema musculo-esquelético chama-se Ortopedia. A Traumatologia é uma parte da Ortopedia que se dedica às lesões provocadas por agentes mecânicos habitualmente de causa externa (por ex.: traumatismo associado a quedas, acidentes de viação ou desportivos, entre outros). As estruturas anatómicas lesionadas são o osso, o tendão, o músculo e/ou a cartilagem das articulações.
Os motivos que levam as pessoas a procurar o Ortopedista são habitualmente a dor, incapacidade funcional e/ou deformidade. A história clínica e o exame objetivo realizados pelo médico na consulta são a parte mais importante para o diagnóstico da patologia subjacente. Contudo, estes dados devem ser complementados com a informação proveniente dos exames complementares de diagnóstico (por ex.: Raio X, Ressonância Magnética, TC, entre outros) para se chegar ao diagnóstico correto.
Depois desta fase inicial de identificação correta do problema do doente, é necessário estabelecer o tratamento adequado para cada situação específica. De uma forma simples, o tratamento das patologias do sistema músculo-esquelético pode ser conservador (tratamento ortopédico sem cirurgia) ou cirúrgico.
A cirurgia assumiu um papel preponderante para o tratamento destas lesões com técnicas de osteossíntese, reconstrução/reparação de tecidos moles e artroplastias. Nos últimos anos houve um grande desenvolvimento da tecnologia e técnicas cirúrgicas que nos permitem ser cada vez mais eficazes no tratamento destas lesões, alívio da dor e na restituição da função. Nestes avanços recentes destacam-se a utilização de técnicas de cirurgia minimamente invasiva (por ex.: artroscopia em que se utilizam pequenas incisões que permitem colocar uma câmara no interior das articulações para “ver” as estruturas lesionadas e tratar a lesão); realização de artroplastia (em que se faz a substituição da articulação destruída por uma prótese); meios de ampliação visual (por ex.: microscópio ou lupas cirúrgicas que permitem ver melhor estruturas muito pequenas e delicadas e tratar com toda a segurança lesões da coluna ou dos nervos).
O Trofa Saúde Hospital Central tem uma equipa de Ortopedia e Traumatologia com profissionais qualificados e experientes e organizada em Unidades anatomo-funcionais (Ombro e Cotovelo; Punho e Mão; Anca; Joelho, Tornozelo e Pé; Coluna e Ortopedia Infantil) cujos médicos tratam apenas essa área específica. Isto permite ter profissionais com mais experiência e eficácia no diagnóstico e melhores resultados no tratamento das diversas patologias. O objetivo é tratar e cuidar sempre o melhor possível os nossos clientes.
Este Hospital disponibiliza ainda um Serviço de Urgência, com apoio de Ortopedia e Traumatologia, aberto durante 24h todos os dias do ano. Para além disso, tem uma unidade de cuidados intensivos (para os casos mais graves), uma unidade de cuidados continuados (para recuperação pós-cirurgia) e Fisioterapia (com ginásio).
A equipa de Ortopedia e Traumatologia está preparada e tem todos os meios tecnológicos à sua disposição para tratar o seu problema.