Skip to main content

O diagnóstico e tratamento das doenças autoimunes

publicado em 01 Jul. 2018

A artrite reumatóide, o lúpus eritematoso sistémico, a espondilite anquilosante, a tiroidite autoimune, as vasculites, a síndrome de Sjögren, a doença de Behçet, a esclerodermia sistémica, a doença mista do tecido conjuntivo, algumas formas de hepatite e muitas outras doenças são exemplos de doenças autoimunes.

 

A lista das doenças de foro autoimune é extensa, sendo mais de 100 as doenças que encaixam nessa terminologia. Embora se trate na grande maioria dos casos de doenças com carácter sistémico, podendo atingir vários órgãos sucessivamente ou ao mesmo tempo, algumas dessas patologias são raras ou mais localizadas a um determinado órgão ou sistema, como por exemplo as do sistema nervoso central, do tubo digestivo, do sangue, da pele ou das glândulas endócrinas. O problema comum em todas as doenças autoimunes é uma desregulação do sistema imunitário com a produção de anticorpos que atacam o próprio corpo e órgãos que deveria proteger.

 

O diagnóstico definitivo de uma patologia de foro auto-imune nem sempre é fácil. Muitas vezes o percurso é moroso e é um desafio chegar ao diagnóstico. Dado poder envolver vários órgãos em simultâneo, a mesma doença pode ter manifestações e grau de gravidade diferentes em cada indivíduo, como por exemplo no lúpus eritematoso sistémico.
O doente e a doença autoimune exigem uma visão global e integrada do doente e uma abordagem cuidada e diferenciada, tendo em conta a complexidade e envolvimento multissistémico característico destas doenças, ao recurso prolongado a medicamentos imunomodeladores, imunossupressores e citostáticos, com elevado risco de toxicidade e que exigem monitorização periódica. Na prática, muitos doentes com patologia de foro autoimune são referenciados para a consulta numa fase tardia da doença em que já se perdeu muito tempo para realizar um tratamento adequado que previna complicações graves e incapacitantes, influenciando o prognóstico e a qualidade de vida do paciente. Porém, mesmo em doentes com grande incapacidade, decorrente de um tratamento tardio, é sempre possível prestar cuidados e melhorar significativamente a sua qualidade de vida.

 

Tendo em conta os aspetos descritos, facilmente se entende a importância da divulgação da existência de consulta especializada para atendimento deste tipo de doentes, designadas de Consulta de Doenças Autoimunes, a cargo de Especialistas em Medicina Interna com dedicação e diferenciação nesta área.

 

O Internista, especialista em Medicina Interna, é o médico do adulto que aborda o doente como um todo. Tem experiência em lidar com doentes complexos, com múltiplas doenças, muitas vezes sistémicas, o que o torna apto para a abordagem e tratamento dos pacientes com doenças autoimunes.

 

A Consulta especializada em Doenças Autoimunes no Trofa Saúde Hospital em Braga Sul é realizada por médicos especialistas em Medicina Interna altamente experientes e dedicados e está disponível em horário alargado.