O que coloca no seu prato hoje pode ter um impacto significativo na sua saúde amanhã”, lembre-se de que a prevenção também começa com a nutrição!
Estima-se que entre 30% a 50% dos casos de câncer poderiam ser prevenidos por meio de hábitos saudáveis, incluindo uma alimentação equilibrada, atividade física regular.
Estudos mostram que uma alimentação equilibrada, especialmente quando composta por alimentos de origem vegetal, como as frutas, legumes, grãos integrais, pode ajudar a reduzir o risco de câncer, além disso sabemos que a “variedade” é necessária, pois oferece uma diversidade de antioxidantes, fibras, nutrientes essenciais, além dos fitoquímicos que ajudam a proteger as nossas células, reduzindo o dano oxidativo ao DNA.
Outra recomendação importante é reduzir alimentos processados, especialmente os embutidos, que podem aumentar o risco de certos tipos de cancro. Não menos importante, o consumo de gorduras saudáveis, como azeite de oliva e abacate, que têm propriedades anti-inflamatórias.
As Fibras, também são grandes aliadas, que se encontram presentes em frutas, vegetais, leguminosas e grãos integrais, ajudam a manter o trato digestivo saudável e reduzem o risco de cancro colorretal.
Cada escolha alimentar pode ser um passo importante para proteger nossa saúde! Vamos nos cuidar com as melhores opções para prevenir o cancro e melhorar a qualidade de vida!
Além de uma alimentação balanceada, é fundamental, praticar atividade física regularmente. Evitar o tabagismo, o consumo excessivo de álcool e garantir uma boa higiene do sono.
Para a atividade física, que irá contribuir com a manutenção ou melhora da massa muscular, é importante o consumo de proteínas de qualidade, através dos ovos, carnes magras e peixes. O consumo de calorias deve ser adequado de acordo com a necessidade individual, garantindo a formação e manutenção da massa magra.
Manter um peso corporal saudável, pois a obesidade é um fator de risco para muitos tipos de cancro.