Skip to main content

Psiquiatria de Intervenção

publicado em 24 Mar. 2025

A Psiquiatria de Intervenção é uma área inovadora que utiliza tecnologias avançadas para tratar doenças psiquiátricas resistentes ao tratamento farmacológico e psicoterapia.

 

Entre os principais tratamentos destacam-se: Estimulação Magnética Transcraniana (TMS), Eletroconvulsivoterapia (ECT) e Escetamina Intranasal (Spravato®).

O que é a TMS e para quem é indicada?

A Estimulação Magnética Transcraniana é um tratamento não invasivo, sem necessidade de sedação, que usa pulsos magnéticos para modular áreas cerebrais relacionadas com os sintomas do doente.

 

Esta técnica está indicada para o tratamento da Depressão Resistente ao Tratamento, Perturbação Obsessivo-Compulsiva (POC), sendo que pode ser útil no tratamento de zumbidos, cessação tabágica, ansiedade e défice cognitivo ligeiro.

Como funciona?

A TMS estimula o córtex pré-frontal dorsolateral esquerdo na depressão e o córtex orbitofrontal na POC. Isso ajuda a regular a atividade cerebral e reduzir sintomas.

Efeitos colaterais e duração do tratamento

Os efeitos colaterais são raros e transitórios, podendo incluir desconforto no couro cabeludo e leve dor de cabeça apenas nas primeiras sessões. O tratamento dura entre 20 a 30 sessões que podem ser diárias ou bi-diárias.

O que é a ECT e para quem está indicada?

A Eletroconvulsivoterapia é um dos tratamentos mais eficazes para doenças psiquiátricas graves, realizada sob anestesia geral e relaxante muscular. 

 

As principais indicações para esta técnica são o tratamento da depressão grave com risco suicida, depressão com sintomas psicóticos, perturbação bipolar resistente, esquizofrenia refratária, entre outras.

Como funciona?

A ECT envolve a aplicação de impulsos elétricos controlados, induzindo uma atividade convulsiva terapêutica que, por sua vez, promove mudanças na atividade dos neurotransmissores, com melhoria rápida dos sintomas.

Efeitos colaterais e duração do tratamento

Pode causar perda de memória temporária, contudo, este efeito é transitório, havendo evidencia que a função cognitiva pode até melhorar em reposta ao tratamento. O protocolo padrão inclui 12 sessões de ciclo agudo.

O que é a Escetamina (Spravato®)?

A Escetamina é um fármaco administrado por via intranasal, indicado para a Depressão Resistente ao Tratamento. 

Como funciona e quais as indicações?

Atua como antagonista dos recetores NMDA, estimulando a neuroplasticidade e promovendo a melhoria rápida do humor.

 

Está indicada para doentes sem resposta a antidepressivos convencionais. Um dos principais benefícios é a sua ação rápida, com efeito observado em horas ou dias, ocorrendo uma rápida redução de sintomas depressivos graves e risco suicida.

Protocolo de tratamento

Fase inicial: 2 aplicações semanais (4 semanas);

Fase de manutenção: 1 aplicação semanal ou quinzenal de acordo com avaliação médica.

A Psiquiatria de Intervenção oferece assim novas alternativas para doentes que não encontram alívio da sintomatologia com o tratamento farmacológico.

Se enfrenta sintomatologia prolongada e resistente ao tratamento, consulte um especialista para avaliar a melhor abordagem.