Já começou, mais um ano letivo. É a altura ideal para (re)lembrar a importância de um pequeno-almoço equilibrado especialmente para os mais novos.
Como devem ser os pequenos-almoços para as crianças terem energia o dia todo?
Devem ser nutricionalmente equilibrados, garantindo o fornecimento de todas as necessidades para o dia escolar.
Devemos oferecer sempre água pela manhã como hidratação e deve ainda ser incluída uma fonte proteica: láctea (ex: iogurtes, leite, queijo ou alternativas vegetais: bebidas vegetais ou iogurtes vegetais) ou não láctea: ovos; uma fonte de hidratos de carbono complexos como pão, tostas, frutos secos, aveia e se possível fruta.
Servir iogurte com aveia ou frutos secos e fruta, panqueca de aveia com fruta, acompanhada de bebida vegetal, pão com queijo e leite, pão com ovo, fruta e bebida vegetal e papas de aveia com leite e fruta.
Deve ser proibido logo de manhã alimentos processados, ricos em açúcar e gorduras, como por exemplo bolos, queques, bolachas com chocolate, cereais açucarados, sumos, refrigerantes, entre outros.
Pequenos-almoços ao fim de semana
Já no fim de semana os pequenos-almoços devem continuar a ser equilibrados, variados e saudáveis, mas podem ser mais elaborados, devido a maior disponibilidade de tempo dos pais. Panquecas, papas aveia, crepioca, smothies, são algumas das sugestões, conforme a idade das crianças.
Quem tem miúdos mais esquisitos, tem de fazer um esforço para respeitar os gostos e tolerância das crianças, devendo sempre fornecer alternativas equivalentes aos principais grupos alimentares que devem constituir o pequeno almoço.
Entrevista in Lifestyle (12/09/24)