A Medicina Dentária é a área da saúde que previne, diagnostica e trata as doenças que afetam os dentes, as gengivas e a mucosa oral, bem como a reabilitação estética e funções dentárias.
É uma especialidade que diz respeito ao diagnóstico e tratamento de todo o tipo de problemas biológicos, estruturais, funcionais e estéticos dos dentes e tecidos adjacentes, funcionando em interação e complementaridade com as restantes especialidades da área. É responsável pela restauração de dentes que apresentem lesões de cárie, alterações de forma ou coloração, pela resolução de fraturas restituindo a aparência original dos dentes, pelo branqueamento, pela prevenção de doenças afetas à saúde oral, pela manutenção, higiene oral, entre outros.
A medicina dentária possui diversas áreas de intervenção para as quais existem profissionais especializados, que possuem métodos e técnicas mais específicos para o tratamento das diferentes patologias, nomeadamente:
Implantologia – reposição de dentes perdidos com recurso a implantes dentários que substituem a raiz natural de um dente, restabelecendo a estética e a função.
Reabilitação e estética dentária – reabilitar a função oral do paciente, restaurando a mastigação, estética e fonética através da colocação de facetas, coroas e próteses dentárias.
Ortodontia – alinhamento dos dentes e desarmonias ósseas/faciais, assegurando a correta função mastigatória.
Odontopediatria – prevenção e manutenção da saúde oral de crianças e adolescentes
Endodontia – tratamento de dentes com cáries que afetam a polpa dentária, através da desvitalização.
Periodontologia – tratamento de doenças das gengivas e dos tecidos que suportam os dentes (gengivite e periodontite).
2023 – Masterclass em Preenchimento Labial Avançado, Facein Medical Knowledge Porto
2023 – Curso Básico de Harmonização Orofacial, Facein Medical Knowledge Porto
2022 a 2023 – Residência em Ortodontia, Centro Europeu de pós-graduação Porto
2017 a 2021 – Mestrado Integrado em Medicina Dentária, pela Universidade Católica Portuguesa
2020 – Mini Curso de Introdução à Ortodontia e Invisalign, Universidade de São Paulo
2012 a 2016 – Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica, pela Escola Superior de Enfermagem do Porto
2014 – Assessment and Learning in Practice Settings – Mentorship, University of Southampton
2011 a 2014 – Especialidade em Enfermagem Médico-Cirúrgica pela Escola Superior de enfermagem no Porto
2007 a 2011 – Licenciatura em Enfermagem pela Universidade Católica Portuguesa