Skip to main content

Escolhas alimentares para um verão mais saudável

publicado em 13 Jul. 2017

A chegada do verão marca, para a maioria das famílias, a chegada das férias. Esta quebra de rotinas significa muitas vezes também a quebra de bons hábitos alimentares. Não é, por isso, incomum o regresso de férias ser sinónimo de uns quilinhos a mais na balança. Torna-se assim relevante ter alguns cuidados durante esta época.

 

Um bom estado de hidratação é fundamental na manutenção da nossa saúde, contribui para o controlo do apetite e regularização do trânsito intestinal. Durante os dias de calor devemos estar atentos à reposição de líquidos aumentando a sua ingestão ao longo do dia. A água deverá ser a escolha preferencial sendo que as infusões e tisanas, sem adição de açúcar, podem também ser boas opções. No entanto, os refrigerantes, ricos em açúcar, e as bebidas alcoólicas deverão ser ingeridos com moderação devido ao seu elevado valor calórico e pobre contributo para a hidratação corporal.
Esta é uma época que propicia a quebra de horários, no entanto, é importante tentar não saltar refeições. Um dos erros mais comuns é não realizar as refeições intermédias na tentativa de compensar a maior ingestão calórica nas habituais “patuscadas” entre amigos e familiares. Nestas situações as refeições intermédias são fulcrais pois ajudam a evitar uma fome incontrolável na refeição seguinte permitindo realizar escolhas alimentares mais acertadas. Outra dica para conseguir resistir às tentações presentes nos convívios e piqueniques é iniciar a refeição por uma boa salada, dessa forma conseguirá encarar essas gulodices de forma mais racional (talvez até seja capaz de resistir aos fritos e salgadinhos!).
As refeições deverão ser adaptadas ao tempo quente, leves e de fácil digestão, preferindo peixe e carnes brancas, sempre acompanhadas de saladas e hortícolas. Procure também evitar as refeições muito condimentadas em pimenta e malagueta, uma vez que o seu efeito termogénico aumenta a temperatura corporal e acentua o desconforto nos dias mais quentes.

 

Verão é sinónimo de praia! E também aqui as tentações são muitas… Desde os gelados às famosas bolinhas de Berlim, todos sabemos que é difícil resistir-lhes, no entanto, privilegie as sandes de pão escuro (com alface, tomate e atum por exemplo), a fruta fresca e os frutos secos sem sal (sem exageros dado o seu elevado valor energético, um punhado é suficiente) e, mais uma vez, ingira água ou infusões e tisanas sem açúcar em abundância.
Quando falamos no tempo quente é também importante não esquecer alguns cuidados a ter com a conservação dos alimentos: use sempre uma lancheira térmica com placas de refrigeração congeladas e mantenha-a à sombra. Evite levar alguns alimentos para a praia ou piqueniques como ovos, marisco, patés, queijos e maioneses. Uma intoxicação alimentar pode estragar as suas férias e trazer consequências sérias para a saúde de grupos mais vulneráveis como as crianças e os idosos.

 

E se durante as férias não conseguiu fugir à bola de berlim ou ao gelado (também aqui pode sempre escolher os sorvetes de fruta que apresentam um valor calórico significativamente inferior aos gelados com nata) tente aumentar a atividade física para compensar alguns excessos alimentares. Aproveite esta época para adquirir novos hábitos – pratique exercício regularmente (caminhadas junto ao mar e passeios de bicicleta com a família são ótimas opções) e continue a fazê-lo no resto do ano.

 

Com estas dicas espero ajudá-lo a aproveitar ao máximo esta fantástica altura do ano sem que tenha medo de olhar para a balança no fim da estação!