Skip to main content

Tratamento da Obesidade com o Balão Intragástrico: como funciona?

publicado em 26 Ago. 2020

Nas últimas décadas o número de doentes com Obesidade tem aumentado de forma preocupante.

A Obesidade aumenta o risco de desenvolver Diabetes Mellitus, doenças cardiovasculares, respiratórias, osteoarticulares e problemas de autoestima e de imagem corporal, relacionando-se, ainda, com perda de qualidade de vida e diminuição global da sobrevida.

 

O tratamento da obesidade requer uma equipa multidisciplinar, tendo a reeducação alimentar, a modificação do estilo de vida e a realização de exercício físico, como medidas fundamentais. Contudo, estas medidas, se realizadas isoladamente, associam-se a uma perda ponderal inferior a 5%.

 

A cirurgia bariátrica é, atualmente, o método mais eficaz de tratamento, estando indicada nos graus mais graves de Obesidade (doentes com IMC >40 ou >35kg/m2 e comorbilidades). No entanto, a maioria dos doentes obesos não tem indicação para cirurgia e uma boa parte dos que tem indicação acaba por não realizar a cirurgia devido a preocupações com os riscos associados ou com o custo do procedimento.

 

Nesse contexto, as técnicas endoscópicas, como o Balão Intragástrico (BIG), permitem uma abordagem minimamente invasiva e desempenham um papel cada vez mais importante no tratamento da Obesidade.

 

O que é o Balão Intragástrico?
O BIG é um dispositivo esférico oco, de superfície exterior lisa e resistente à acidez gástrica, com uma capacidade que varia entre os 400 e os 1000ml. O BIG tem o objetivo de ocupar parcialmente o estômago e induzir uma sensação de saciedade precoce. Desta forma, pelo espaço que ocupa, o balão diminui o volume gástrico disponível para os alimentos, limitando a capacidade de ingestão.

 

O balão é introduzido e retirado por via endoscópica, sob sedação, em regime de internamento por 24h ou em regime de ambulatório. O balão permanece no interior do estômago por um período de 6-12 meses. Durante este tempo o doente vai-se adaptar a um novo regime alimentar instituído pelo Nutricionista.

 

Quais as vantagens desta técnica?
O BIG permite uma perda de peso média de 11-18%. É uma técnica segura e totalmente reversível, pelo simples esvaziamento e remoção do balão. Embora não sendo isento de risco, é um procedimento seguro e com menos efeitos adversos que as técnicas cirúrgicas.

 

Quem tem indicação para colocação de BIG?

 

  • Doentes com grau ligeiro a moderado de Obesidade (IMC >27 e <40 Kg/ m2 sem outras comorbilidades).
  • Doentes super-obesos que podem beneficiar de uma perda ponderal previamente à realização de Cirurgia Bariátrica, de forma a diminuir o risco de complicações cirúrgicas;
  • Doentes com indicação para a Cirurgia Bariátrica, mas que por motivos pessoais ou clínicos se recusam a fazê-la.
  • O Serviço de Gastrenterologia das unidades Trofa Saúde são, já, uma referência nos cuidados em Gastrenterologia e Endoscopia Terapêutica e é desejo de toda a equipa, utilizando a tecnologia disponível, encontrar as melhores soluções para proporcionar cuidados de saúde de elevada qualidade e com a máxima segurança aos nossos doentes.