Skip to main content

Ana I. Marques, Dra.

OM57452
português ( pt) • inglês ( en) • espanhol ( es)

Apresentação

O que é?

A Cardiologia é uma especialidade médica dedicada ao diagnóstico e tratamento de todas as doenças do coração. No Trofa Saúde o seu coração tem um lugar especial, onde lhe são garantidos todos os cuidados médicos, pelos melhores profissionais.

 

O Serviço de Cardiologia de adultos oferece um elevado nível de competências técnicas, disponibilizando consultas e ainda diversos exames de diagnóstico e cirurgias:

 

  • Eletrocardiograma 12 derivações com relatório
  • Prova de esforço em tapete rolante
  • Holter de ECG de 24 horas
  • Holter de ECG de eventos (8-15 dias)
  • MAPA – Registo ambulatório de tensão arterial (24h)
  • Ecocardiograma Modo M, bidimensional e com doppler
  • Cardioversão elétrica externa
  • Implantação de pacemaker temporário percutâneo
  • Implantação de pacemaker definitivo de uma câmara
  • Implantação de pacemaker definitivo de dupla câmara
  • Consulta de programação de pacemaker
  • Substituição de gerador-Pacemaker
  • Implantação de cardiodesfibrilhador
  • Consulta de programação de cardiodesfibrilhador
  • Substituição de gerador de cardiodesfibrilhador

O que trata?

As doenças do coração mais frequentes são:

 

Aterosclerose – quando o sangue não flui. Este tipo de doenças do coração deve-se principalmente ao excesso de colesterol e outras gorduras presente no sangue. Afeta principalmente as artérias responsáveis pela irrigação do cérebro, coração e membros inferiores.

 

Arritmias – Este tipo de doenças cardíacas caracteriza-se por alterações do ritmo cardíaco, derivadas da instabilidade dos impulsos elétricos do coração que coordenam os batimentos cardíacos. Como consequência, o coração pode bater demasiado depressa (taquicardia) ou devagar (bradicardia) ou de forma irregular (taquidisrritmia).

 

Cardiomiopatia – Patologia que afeta o músculo cardíaco. Esta tipologia de doenças cardíacas está associada ao desgaste progressivo da estrutura e função das paredes musculares das câmaras do coração. Existem várias categorias desta patologia. As mais comuns são a dilatada (aumento do tamanho dos ventrículos), hipertrófica (espessamento e rigidez ventricular) e restritiva (rigidez ventricular, mas sem espessamento). De realçar que é possível ter sintomas de mais de um desses géneros de cardiomiopatia.

 

Hipertensão arterial –  resulta do excesso da pressão que o sangue exerce sobre a parede das artérias durante a circulação sanguínea. A doença pode manifestar-se de duas formas diferentes: sem causa aparente (hipertensão arterial primária) ou como consequência de alguma patologia (hipertensão arterial secundária).

ver mais
ver menos

Diferenciação

Prevenção cardiovascular, Insuficiência cardíaca, Doença valvular, Doença coronária, Miocardiopatias, Doenças do pericárdio, Ecocardiografia transtorácica, Ecocardiografia transesofágica, Ecocardiografia de stress

CV

Formação académica
Experiência profissional
Atividade científica
Prémios e bolsas

2024 – Recertificação europeia em Ecocardiografia Transtorácica, pela Associação Europeia de Imagem Cardiovascular

 

2021 – Certificação Europeia em Cardiologia Geral, pela Sociedade Europeia de Cardiologia e pela Union Européenne des Médecins Spécialistes

 

2019 – Certificação europeia em Ecocardiografia Transesofágica, pela Associação Europeia de Imagem Cardiovascular

 

2019 – Certificação europeia em Ecocardiografia Transtorácica, pela Associação Europeia de Imagem Cardiovascular

 

2017 – Certificado em Suporte Avançado de Vida em Insuficiência Cardíaca pela Sociedade Portuguesa de Cardiologia

 

2016 – Certificado em Suporte Avançado de Vida pela Ocean Medical

 

2008 a 2014 – Mestrado Integrado em Medicina pela Escola Ciências da Saúde da Universidade do Minho

2021 a 2024 – Assistente Hospitalar de Cardiologia no Hospital Garcia de Orta

 

2021 a 2024 – Membro da equipa da Unidade Coronária do Hospital Garcia de Orta

 

2018 a 2024 –  Membro da equipa de Miocardiopatias do Hospital Garcia de Orta

 

2020 – Estágio em Miocardiopatias na Inherited Cardiac Disease Unit, Barts Heart Centre, St Bartholomew’s Hospital, Londres, Reino Unido

 

2020 – Estágio em Ecocardiografia e Patologia Valvular no Serviço de Cardiologia do hospital Leiden University Medical Center, Leiden, Holanda

 

2016 a 2020 – Interna de Formação Específica em Cardiologia no Serviço de Cardiologia do Hospital Garcia de Orta

 

2019 – Estágio em Cuidados Intensivos Cardíacos na Unidade Coronária do Hospital Clínico Universitário de Santiago, Santiago de Compostela, Espanha

 

2015 – Interna do Ano Comum no Centro Hospitalar do Baixo Vouga

2019 até ao momento – Consultora editorial da revista Arquivos Brasileiros de Cardiologia

 

2015 a 2024 – Colaboração na formação pós‐graduada de médicos em formação na área da cardiologia clínica e na formação pré‐graduada de alunos do Mestrado Integrado em Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e da Universidade do Algarve.

 

Autora e coautora de 17 artigos científicos (7 como primeira autora).

 

Autora e coautora de mais de duas centenas de comunicações científicas, apresentadas em reuniões científicas nacionais e internacionais.

 

Oradora convidada em congressos e reuniões nacionais e internacionais.

 

Participação como coinvestigadora associada em múltiplos Ensaios Clínicos Internacionais Multicêntricos, registos europeus e registos nacionais.

 

Membro das seguintes sociedades científicas: Sociedade Portuguesa de Cardiologia e Sociedade Europeia de Cardiologia. Membro do Grupo de Estudo de Doenças do Miocárdio e Pericárdio, Grupo de Estudo de Ecocardiografia, Grupo de Estudo de Doenças Valvulares e Grupo de Estudo de Cuidados Intensivos Cardíacos.

2020 – Bolsa de Formação da Sociedade Portuguesa de Cardiologia

ver mais
ver menos