Skip to main content

Artrose do Joelho: o que é, sintomas e tratamento

publicado em 28 Jan. 2018

A artrose é uma das doenças crónicas mais frequentes da atualidade, sendo a doença músculo-esquelética mais comum. Apesar de benigna, está associada a diminuição marcada da capacidade funcional da pessoa e da sua qualidade de vida. A articulação do joelho, formada pelo fémur, tíbia e rótula, é o principal local onde a artrose se manifesta, estimando-se que cerca de 1 em cada 10 pessoas com mais de 50 anos de idade sejam afetadas. A artrose representa a progressiva perda de cartilagem da articulação, com consequente perda de função e aparecimento de dor no joelho. A dor no joelho pode surgir só com o movimento (como subir ou descer escadas) ou ocorrer mesmo em repouso, impedindo muitas vezes o doente de colocar um joelho encostado ao outro quando está na cama.

 

Na avaliação da dor no joelho, o médico irá realizar uma série de testes físicos – verificar a mobilidade do joelho (nos casos mais avançados o joelho já não permite fazer extensão ou flexão completa), avaliar pontos dolorosos e o alinhamento do membro, sendo que, com o avançar das alterações degenerativas, pode existir desalinhamento deste (joelho curvado).

 

O exame auxiliar de diagnóstico mais utilizado para confirmação de artrose é a radiografia – em face e em perfil – de preferência em carga sobre o joelho. Existem ainda outras incidências de radiografia que podem ser solicitadas para visualizar problemas mais localizados. A Tomografia Axial Computorizada (TAC) e a Ressonância Magnética Nuclear (RMN) não são habitualmente exames necessários numa primeira abordagem à artrose do joelho.

 

O tratamento inicial da artrose é conservador (não cirúrgico) e consiste em:

 

  1. Perda de peso
  2. Medicação anti-inflamatória
  3. Programas de reabilitação funcional em fisioterapia
  4. Utilização de apoios externos – canadiana
  5. Infiltrações do joelho

 

Quando o tratamento conservador da artrose não obtém resultados ou os sintomas iniciais são muito intensos, o tratamento cirúrgico surge como opção. Esta – substituição total/parcial do joelho (prótese do joelho) – é realizada em regime de internamento (cerca de 3 a 4 dias). Consiste na substituição de uma articulação doente por uma prótese que permite manter a mobilidade e diminuir a dor. O tempo total de recuperação pode variar entre os 2 a 4 meses. O resultado final da cirurgia é dependente das características individuais de cada doente e do grau da lesão prévia da articulação, sendo expectável uma diminuição da dor e uma recuperação gradual da mobilidade.

 

A realização da cirurgia por uma equipa experiente, num ambiente com apoio de uma equipa de reabilitação treinada em próteses do joelho, pode promover uma recuperação mais célere.

 

No Trofa Saúde Hospital dispomos de uma equipa de Ortopedistas dedicados à patologia do Joelho, com experiência internacional e disponíveis todos os dias da semana.

 

Quer saber mais sobre esta patologia? Clique aqui e veja o vídeo que preparámos para si.

 

Artrose do Joelho

 

 

Saiba mais sobre a Ortopedia do Trofa Saúde Hospital aqui.