Skip to main content

Já ouviu falar em varizes da pélvis?

publicado em 14 Abr. 2021

Mulheres que apresentam dor pélvica crónica podem sofrer de uma condição oculta, mas tratável, conhecida como Síndrome de Congestão Pélvica. Esta patologia pode ser responsável por até 40% dos casos de dor persistente na região inferior do abdómen em doentes do sexo feminino.

 

Pode ser mais bem compreendida como “varizes da pélvis”, ocorrendo devido à dilatação das veias do útero e ovários aquando da gravidez ou apenas pela existência de válvulas não competentes. O principal sintoma é dor ou sensação de peso na zona abdominal, que pode ser exacerbada ao ficar em pé, caminhar ou levantar objetos pesados. A dor é frequentemente sentida no lado esquerdo do abdómen, mas pode afetar o lado direito ou mesmo a região central. Esta condição pode também estar associada a irritabilidade da bexiga (dor ao urinar ou aumento da frequência) e dor durante ou após atividades sexuais.

 

Esta patologia pode ser facilmente diagnosticada por ecografia, tomografia computorizada ou venografia. Uma vez diagnosticada, a primeira abordagem é a medicação. Caso não funcione, pode realizar-se uma intervenção minimamente invasiva designada de “embolização endovascular”, na qual pequenos dispositivos são colocados na veia ovárica responsável pelos sintomas, através de uma simples punção na região inguinal/virilha. Cerca de 80% das mulheres referem que a dor melhora ou desaparece após o procedimento de embolização. Podem ocorrer complicações mínimas como hematomas, na zona da virilha, ou uma ligeira dor lombar, que desaparecem completamente em pouco tempo.

 

Embora se saiba muito sobre as fontes ginecológicas de dor pélvica, muitos médicos desconhecem esta síndrome, podendo as doentes gastar muito tempo e dinheiro a fazer uma série de exames sem resultado conclusivo, permanecendo sem o tratamento adequado.

 

Os médicos especialistas em Angiologia e Cirurgia Vascular do Grupo Trofa Saúde têm uma larga experiência no diagnóstico e tratamento desta patologia e encontram-se ao dispor para esclarecer qualquer dúvida que possa ter.