O Lee Silvermann Voice Treatment (LSVT) é um método amplamente reconhecido e com uma base sólida de pesquisas científicas que comprovam a sua eficácia, especialmente em pessoas com Doença de Parkinson. Foi desenvolvido para tratar perturbações da comunicação associadas a este diagnóstico, particularmente a hipofonia (diminuição do volume da voz) e a disartria (dificuldade na articulação de palavras).
Principais Características do Método LSVT
- Foco no aumento da intensidade vocal (volume da voz): O principal objetivo é ajudar o doente a falar mais alto. Frequentemente, as pessoas com doença de Parkinson não percebem que está a falar baixo e o LSVT pretende restaurar a perceção do esforço vocal.
- Baseado em evidências: É um método que que passou por várias investigações clínicas, demonstrando-se eficaz para a melhoria do volume da voz, a clareza da fala e expressividade dos doentes.
- Tratamento intensivo: O protocolo intensivo, com quatro sessões por semana durante quatro semanas, é uma das chaves para o sucesso do LSVT. Pesquisas sugerem que a prática intensiva ajuda a fortalecer as conexões neuronais associadas à fala. Segundo estudos de Ramig et al. (2018), esse tratamento intensivo é crucial para maximizar a plasticidade neural e melhorar os padrões de fala.
Benefícios do Método LSVT
Uma revisão sistemática publicada por Fox et al. (2006) confirmou que o LSVT LOUD não só melhora a intensidade vocal, mas também contribui para melhorias na articulação, na modulação da voz e na clareza da fala. Além disso, doentes mantiveram as melhorias até dois anos após o término do tratamento.
A eficácia do LSVT LOUD é amplamente documentada por estudos científicos. Esses tratamentos melhoram significativamente a intensidade vocal, a articulação, a respiração de pessoas com Parkinson e outros distúrbios neurológicos, com efeitos duradouros. A intensidade do tratamento e a repetição de exercícios são fundamentais para promover a plasticidade neural e ajudar os pacientes a recuperar a capacidade de comunicação, sendo um dos tratamentos mais eficazes disponíveis para melhorar a comunicação e a qualidade de vida desses doentes.
Referências Bibliográficas
Fox, C., Ramig, L. O., Ciucci, M. R., Sapir, S., McFarland, D. H., & Farley, B. G. (2006). The science and practice of LSVT/LOUD: Neural plasticity-principled approach to treating individuals with Parkinson disease and other neurological disorders. Seminars in Speech and Language, 27(4), 283-299.
Ramig, L. O., Halpern, A., Spielman, J., Fox, C., & Freeman, K. (2018). Speech treatment for Parkinson’s disease. NeuroRehabilitation, 43(3), 425-441.
Informações adicionais: https://www.lsvtglobal.com/LSVTLoud