Skip to main content

Sinusite: conheça melhor a sua doença

publicado em 11 Fev. 2019

A sinusite é a inflamação da mucosa que reveste os seios perinasais, cavidades ósseas localizadas perto do nariz. A sinusite é uma doença muito comum, com um impacto negativo na qualidade de vida, no desempenho profissional e social dos doentes.

 

Os sintomas mais comuns são a congestão nasal, secreções nasais, sensação de dor ou pressão na face e dor de cabeça. Pode ainda ocorrer febre, cansaço, diminuição do olfato ou tosse.

 

A sinusite pode ser aguda, se apresentar uma duração inferior a 4 semanas ou crónica, se persistir por um período superior a 12 semanas de evolução sem resolução completa das queixas.

 

Este processo infecioso pode ser originado por vírus, bactérias ou fungos. Vários fatores podem contribuir para o aparecimento de sinusite, como são exemplo a presença de rinite, a existência de alterações anatómicas como o desvio do septo nasal, infeções dentárias ou mesmo diminuição das defesas do indivíduo.

 

O diagnóstico de sinusite é habitualmente clínico, efetuado pela presença de congestão nasal, secreções nasais purulentas e sensação de dor ou pressão na face. Para a confirmação do diagnóstico pode ser oportuno realizar uma endoscopia nasal para observar o interior da cavidade nasal ou uma Tomografia Computorizada (TAC) dos seios perinasais, de forma a identificar quais os seios perinasais envolvidos por sinusite, identificar alterações anatómicas que condicionem a doença, bem como excluir eventuais complicações.

 

O tratamento adequado da sinusite depende da causa, sendo importante a avaliação pelo seu médico otorrinolaringologista. A utilização de descongestionantes nasais e anti-inflamatórios é habitual, sendo por vezes complementada com antibióticos. Nos casos resistentes ao tratamento médico pode ser necessária cirurgia.

 

A Microcirurgia Endonasal realiza-se por via endoscópica e sob anestesia geral, sem necessidade de qualquer incisão na face. Este procedimento permite efetuar a drenagem dos seios perinasais e corrigir as causas de obstrução, prevenindo assim a recorrência da doença.

 

Embora a sinusite seja uma doença frequente, é muitas vezes mal diagnosticada e confundida com outras patologias. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado numa fase inicial pode prevenir a progressão da doença e evitar o aparecimento de complicações de maior gravidade.

 

O Trofa Saúde Hospital, nas suas diversas unidades, conta com uma equipa diferenciada de médicos otorrinolaringologistas ao seu dispor para esclarecer as suas dúvidas.