O branqueamento dentário é um procedimento estético amplamente procurado, que visa melhorar a aparência dos dentes. Com o aumento da procura de sorrisos mais brancos e brilhantes, é essencial entender os métodos disponíveis, a eficácia, os riscos e as contraindicações associadas.
Por ser um método conservador, não invasivo, o branqueamento dentário é cada vez mais comum na prática clínica no tratamento de dentes escurecidos e\ou manchados. As manchas podem ser intrínsecas ou extrínsecas. As intrínsecas dizem respeito a propriedades do esmalte e da dentina, enquanto que as manchas extrínsecas estão relacionadas com alimentos, bebidas e hábitos tabágicos. Existem também outros fatores que podem influenciar a eficácia do branqueamento como a existência de tratamento endodôntico e restaurações.
O branqueamento dentário ocorre através de uma quebra das ligações de carbono das moléculas do pigmento transformando-as em moléculas mais pequenas e menos complexas que refletem menos a luz e a cor, o que aparenta dentes mais brancos. O peróxido de hidrogênio e o peróxido de carbamida são os principais compostos usados.
Em princípio, qualquer pessoa com um bom estado de saúde oral pode efetuar um branqueamento dentário. Pessoas com problemas dentários, lesões de cárie, desgastes, sensibilidade dentária e outros podem necessitar de tratamentos prévios. Relativamente à idade, os jovens com menos de 18 anos não podem efetuar branqueamentos.
A seleção da técnica a ser usada depende essencialmente das condições clínicas de cada doente, das suas expectativas e da rapidez de resultados de tratamento pretendidas.
Tipos de Branqueamento Dentário
Branqueamento em Consultório
- Procedimento: Utiliza géis branqueadores aplicados diretamente nos dentes.
- Equipamento: Muitas vezes, luzes especiais ou lasers são usados para acelerar o processo.
- Duração: Normalmente, uma sessão ou duas sessões de 60 minutos.
- Resultados: Resultados visíveis geralmente em uma única sessão.
Branqueamento em ambulatório
- Procedimento: Envolve o uso de géis branqueadores aplicados em goteiras personalizadas, fornecidas pelo dentista.
- Equipamento: Goteiras dentárias feitas sob medida.
- Duração: Usados durante algumas horas por dia ou durante a noite, por um período de três a quatro semanas.
- Resultados: Gradualmente visíveis ao longo do período de tratamento.
Branqueamento combinado
- Procedimento: Envolve a realização das duas técnicas anteriores.
Indicações e Contraindicações
Indicações
- Dentes amarelados devido ao envelhecimento.
- Manchas causadas por alimentos, bebidas (café, chá, vinho tinto) e tabaco.
- Manchas decorrentes de medicamentos (como a tetraciclina).
Contraindicações
- Gravidez e lactação.
- Pessoas com cáries ou doenças periodontais não tratadas.
- Sensibilidade dentária extrema.
- Alergia aos agentes branqueadores.
- Dentes com restaurações extensas
Cuidados durante o tratamento
- Evitar alimentos e bebidas com elevada concentração de pigmentos e ácidos, como café, chá, vinho tinto, refrigerantes, frutos vermelhos e laranjas.
- Evitar fumar
O branqueamento dentário, quando realizado sob supervisão profissional, é um procedimento seguro e eficaz para a maioria das pessoas. É fundamental realizar uma avaliação detalhada para determinar a melhor abordagem, minimizar os riscos e maximizar os resultados.