Skip to main content

Conheça os principais sintomas de gravidez

publicado em 03 Jul. 2023

Chega a época de descer o período e nada ocorre. A primeira dúvida que chega é: será que estou grávida?

 

A descoberta da gravidez traz para a mulher um misto de alegria e preocupações associados a uma explosão de hormonas que se associam a vários sinais e sintomas muito comuns neste momento. Como cada mulher é única nem todos os sinais e sintomas são percebidos ou sentidos por todas as grávidas. Alguns deles são tão inespecíficos que mesmo mulheres não grávidas poderão, em algum momento do ciclo menstrual, percebê-los.

1. Atraso menstrual

Em mulheres com ciclos menstruais regulares, o período menstrual ocorre aproximadamente 14 dias após a ovulação, mas em casos de stress e fadiga pode ocorrer um atraso nestas datas. Nem sempre este atraso é o primeiro sintoma do início de uma gestação.

 

Em 1976 surgiu o  primeiro teste de gravidez de farmácia e desde então é possível, de uma maneira simples e confiável, em caso de atraso, confirmar uma suspeita de gravidez. O avanço da tecnologia permite a uma mulher com apenas algumas gotas de urina, dentro da segurança do seu lar, identificar inclusive o tempo estimado da gravidez. O resultado positivo é muito fiável, sendo que os resultados negativos, especialmente em mulheres com pouco tempo de atraso, são menos seguros.

2. Aumento do volume mamário

A subida da progesterona após a ovulação pode trazer dor mamária, principalmente na região dos mamilos, bem como aumento do volume e da vascularização superficial. Algumas mulheres não conseguem sequer dormir de bruços.

3. Náuseas matinais

As náuseas matinais, apesar de serem frequentes e esperadas, podem não ocorrer a todas as gestantes.  É comum que se iniciem no primeiro mês e tendem a melhorar após o final do primeiro trimestre. A intensidade é proporcional aos níveis da hormona  hCG no sangue, que é produzida pelas células que dão origem à placenta.

4. Obstipação

O aumento dos níveis hormonais também altera o funcionamento do intestino e estômago, deixando-os mais relaxados. Isso faz com que eles trabalhem mais devagar, causando prisão de ventre e deixando a digestão mais lenta.

5. Tonturas

Entre a sexta e a décima semanas podem ocorrer tonturas e ligeiras alterações nos níveis das tensões arteriais. Recomenda-se que as futuras mamães tomem cuidado ao levantarem-se  ou realizar mudanças repentinas de posição.

6. Aumento da vontade de urinar

Pode ocorrer um aumento da frequência urinária nas primeiras semanas de gestação, pelo aumento dos níveis da progesterona, embora  este sintoma se evidencie mais com o passar dos meses, quando a compressão da bexiga pelo útero se torna cada vez maior.

7. Cansaço, sonolência e salivação

É comum ainda que as mulheres refiram um aumento da salivação, sonolência, cansaço e uma maior sensibilidade a odores que antes não ocorriam.

8. Dores pélvicas

As dores pélvicas são comuns nas primeiras semanas, acompanham o momento em que o embrião invade o endométrio, camada que reveste o interior do útero e acolhe o bebé nesses primeiros meses de vida. Algumas mulheres podem pensar que este é um sinal de que o período vai descer em breve, mas no fim das contas é uma gravidez a evoluir.

9. Alterações dermatológicas

Mais tardiamente o aumento dos níveis hormonais leva a mudanças pigmentares que podem trazer incômodo e necessitam de cuidados extras. Estas alterações incluem: o melasma (máscara gravídica), que são manchas de pigmento acastanhado que cobrem a testa e as proeminências malares, o escurecimento da aréola mamária, axila e genitais e a linea nigra, uma linha escura que aparece na parte inferior média do abdómem.

10. Congestão nasal

O edema e a vasodilatação da mucosa nasal pode levar a episódios de congestão e eventualmente a pequenos sangramentos nasais.

11. Alterações do humor

Depois do atraso menstrual, o sintoma mais conhecido e temido, principalmente pelos pais. As alterações do humor são decorrentes a toda esta explosão de hormonas, expectativas, medos e incertezas comuns neste momento tão especial da vida da mulher.

 

Em caso de confirmação ou mesmo de suspeita de gravidez, procure o seu médico de confiança para avaliar a sua saúde e a do futuro bebé e assim ter a tranquilidade de uma gravidez prazerosa e saudável!