Skip to main content

Filipe Miguel Ferreira Leite, Dr.

OM48995
inglês ( en) • francês ( fr) • espanhol ( es) • português ( pt)

Apresentação

O que é?

A Cirurgia Cardiotorácica é a especialidade médica, do ramo da cirurgia, que se ocupa do tratamento cirúrgico de doenças que atingem indivíduos desde o período da vida fetal até o início da idade adulta.

 

Entre as tecnologias de que o Trofa Saúde dispõe, incluem-se as técnicas cirúrgicas convencionais, a cirurgia vídeo-assistida e a endoscopia.

O que trata?

A cirurgia torácica trata de modo invasivo doenças ou lesões dos orgãos ou tecidos situados entre o pescoço e o diafragma (músculo que separa o torax do abdomen).
O coração, o esófago e a mama são abordados por outras especialidades: cirurgia geral e ginecologia.

 

Cirurgia torácica e pulmonar minimamente invasiva, tratamento do cancro do pulmão por toracoscopia de porta única, cirurgia do pneumotórax com internamento de 3 dias, cirurgia do pectus e da hiperhidrose (transpiração das mãos), tratamento do empiema, biópsias pulmonares e cirurgia do nódulo do pulmão e dos tumores torácicos.

 

No Trofa Saúde, os profissionais encontram-se no topo da mais avançada prática cirúrgica da atualidade.

ver mais
ver menos

Diferenciação

Cancro do pulmão, Cirurgia minimamente invasiva uniportal, Cirurgia torácica oncológica, Cirurgia poupadora de pulmão, Nódulo pulmonar solitário, Cirurgia do pneumotórax e bolhas pulmonares, Patologia da pleura, Patologia da parede torácica (arcos costais), Patologia do esterno, Cirurgia do pectus excavatum, Patologia do mediastino, Cirurgia do timo e massas do mediastino, DPOC e bronquiectasias, Cirurgia da DPOC (redução de volume), Patologia do diafragma (hérnia e eventração diafragmática), Hiperidrose, Traumatismos torácicos

Doenças

Bolhas pulmonares, 

Cancro do pulmão, 

Cirurgia Cardiotorácica

Derrame pleural, 

Doença pulmonar obstrutiva crónica, 

Doenças da traqueia, 

Enfisema e fibrose pulmonar, 

Eventração diafragmática, 

Fraturas de arcos costais, 

Gânglios linfáticos do mediastino, 

Hiperidrose, 

Hérnia diafragmática, 

Massas do mediastino, 

Metástases pulmonares, 

Nódulos pulmonares, 

Pectus carinatum, 

Pectus excavatum, 

Pneumotórax, 

Timoma, 

Trauma torácico

CV

Formação académica
Experiência profissional
Atividade científica
Prémios e bolsas

2022 até ao momento – Professor Assistente Convidado, no Departamento de Cirurgia e Fisiologia

 

2019 até ao momento – Doutoramento em Medicina pela Universidade da Beira Interior

 

2003 a 2008 – Licenciatura em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra

2018 até ao momento – Assistente Hospitalar de Cirurgia Torácica no Instituto Português de Oncologia do Porto

 

2017 a 2018 – Assistente Hospitalar de Cirurgia Cardiotorácica no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra

 

2010 a 2017 – Internato de Cirurgia Cardiotorácica no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra

Autor / Coautor de 18 artigos publicados em revistas científicas nacionais ou internacionais.

 

Autor / Coautor de 20 posteres apresentados em congressos nacionais ou internacionais.

 

Autor / Coautor de 11 comunicações orais em congressos nacionais ou internacionais.

 

Membro da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Cardíaca, Torácica e Vascular.

 

Membro da Sociedade Europeia de Pneumologia.

 

Membro da Sociedade Portuguesa de Pneumologia.

 

Membro do Grupo de Estudos de Cancro do Pulmão.

 

Membro da Associação do Norte de Apoio ao Estudo dos Tumores Torácico.

 

Membro da Aliança para o Cancro do Pulmão.

2015 – Best abstract no Congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia

ver mais
ver menos