Skip to main content

Roberto Almeida, Dr.

OMD12227
português ( pt) • inglês ( en) • espanhol ( es) • hebreu ( he)

Apresentação

O que é?

A Medicina Dentária é a área da saúde que previne, diagnostica e trata as doenças que afetam os dentes, as gengivas e a mucosa oral, bem como a reabilitação estética e funções dentárias.

É uma especialidade que diz respeito ao diagnóstico e tratamento de todo o tipo de problemas biológicos, estruturais, funcionais e estéticos dos dentes e tecidos adjacentes, funcionando em interação e complementaridade com as restantes especialidades da área. É responsável pela restauração de dentes que apresentem lesões de cárie, alterações de forma ou coloração, pela resolução de fraturas restituindo a aparência original dos dentes, pelo branqueamento, pela prevenção de doenças afetas à saúde oral, pela manutenção, higiene oral, entre outros.

O que trata?

A medicina dentária possui diversas áreas de intervenção para as quais existem profissionais especializados, que possuem métodos e técnicas mais específicos para o tratamento das diferentes patologias, nomeadamente:

 

Implantologia – reposição de dentes perdidos com recurso a implantes dentários que substituem a raiz natural de um dente, restabelecendo a estética e a função.

 

Reabilitação e estética dentária – reabilitar a função oral do paciente, restaurando a mastigação, estética e fonética através da colocação de facetas, coroas e próteses dentárias.

 

Ortodontia – alinhamento dos dentes e desarmonias ósseas/faciais, assegurando a correta função mastigatória.

 

Odontopediatria – prevenção e manutenção da saúde oral de crianças e adolescentes

 

Endodontia – tratamento de dentes com cáries que afetam a polpa dentária, através da desvitalização.

 

Periodontologia – tratamento de doenças das gengivas e dos tecidos que suportam os dentes (gengivite e periodontite).

ver mais
ver menos

Diferenciação

Implantologia, Cirurgia bucal avançada, Biopsias, DTM atm, Apneia do sono – dispositivo de avanco mandibular, Laser

Doenças

Cirurgia de cisos e complexas, 

Doenças de gengiva, 

Dores na atm, 

Enxerto ósseo, 

Implantes, 

Implantes zigomaticos, 

Prótese sobre implantes, 

Roncopatia e apneia

CV

Formação académica
Experiência profissional
Atividade científica

2023 – Harvard Dental School, implantologia,  Boston

 

2022 – Formacao em ATM na Universidade de Lisboa

 

2021 – Implantes zigomaticos, Universidade de Madrid

 

2016 – Especialização em periodontologia São Leopoldo Mandic, Brasil

 

2015 – Mestrado em implantologia, São Leopoldo Mandivc, Brasil

 

2013 – Especialização em implantologia, São Leopoldo Mandic, Brasil

 

2010 – Cirurgia oral avançada, São Leopoldo Mandic, Brasil

2018 até ao momento – Trofa Saúde Hospital Central

 

2006 a 2015 – Odontotop rio clinica privada na barra da tijuca

 

Implantologia biopsias enxertos.

 

Hospital Municipal Lourenço Jorge, Rio de Janeiro, Brasil – sector de cirurgia maxilofacial, traumas urgências.

 

Hospital do sindicato dos hotéis do rio de janeiro, implantologia e cirurgia maxilofacial.

2022 – Carcinoma de células claras, achado raro – relato de claso clinico trofa saude – piub sci canada

 

Carcinoma epidermoide e retalho de peitoral maior  abordagem do cirurgião maxilofacial  caso clinico ( rev brasileira de cirurgia maxilofacial).

ver mais
ver menos