A apneia do sono é uma doença grave que consiste na cessação da respiração inúmeras vezes durante o sono, gerando microdespertares noturnos, diminuindo os níveis de oxigénio e aumentando o nível de dióxido de carbono.
Com o passar dos anos, ocorrerão graves défices no sistema circulatório, função cardíaca, cerebral e sistêmica. Outra consequência dos microdespertares é a sonolência, podendo ser muito perigosa pois há grandes hipóteses de haver um aumento de acidentes relacionados com a motricidade fina. A titulo de exemplo, em 2006 em Nova Iorque um motorista de comboio adormeceu originando um acidente, que causou várias vitimas, derivado de uma apneia do sono não tratada.
Mais de 80% das pessoas que ressonam tem apneia obstrutiva do sono, com a taxa estimada de mais de um milhão de portugueses com este síndrome, não sendo diagnosticada, nem tratada.
Um exame inicial clinico e um questionário poderiam identificar a patologia e à posteriori encaminhar para um médico especialista do sono para o estudo do mesmo, já que o meio complementar de diagnóstico é a polissonografia.
Podemos classificar a apneia do sono como leve, moderada e grave. Os estudos de polissonografia irão identificar o tipo de apneia (paragem de respirar) e assim, classificar o grau. Após a classificação é proposto o tratamento, podendo ser o CPAP (dispositivo com máscara de oxigênio), dispositivo de avanço mandibular (DAM), cirurgia (ortognatias, palatoplastias entre outros) ou tratamentos alternativos (dispositivos que permitem dormir em decúbito lateral, acupuntura, nutrição para perda de peso, entre outros).
O dispositivo de avanço mandibular é uma alternativa ao CPAP, menor, mais leve e personalizado onde é realizado um scanner para a elaboração personalizada de uma “goteira” bi maxilar que avança a mandíbula para a região anterior permitindo o aumento da passagem de ar na orofaringe e por conseguinte a cura da roncopatia e da apneia obstrutiva.
O Trofa Saúde Hospital Central, em Vila do Conde, dispõe de uma vasta infraestrutura e especialidades afim de diagnosticar a patologia da apneia do sono.