Skip to main content

Terapia de Casal: a quem se destina e quais os benefícios

publicado em 15 Jan. 2024

A Terapia Casal procura ajudar o casal a desenvolver uma compreensão mais profunda das suas interações, comunicação e padrões de comportamento.

 

O terapeuta auxilia na identificação de ciclos negativos de interação e na exploração das crenças, valores e expectativas que influenciam esses padrões.

 

Durante as sessões, o terapeuta utiliza técnicas específicas, que visam melhorar a comunicação, promover a empatia, aumentar a compreensão mútua e desenvolver estratégias mais saudáveis de resolução de conflitos.

 

No setting terapêutico é oferecido um espaço seguro e facilitador onde os casais têm oportunidade de explorar seu relacionamento, resolver conflitos e construir um futuro mais saudável e satisfatório juntos. Há um trabalho de procura conjunta de soluções, que permite desenvolver uma maior compreensão mútua e fortalecer o vínculo emocional.

A quem se destina?

Os casais podem procurar a terapia de casal por diversos motivos, que podem ser a existência de um conflito decorrente da dificuldade na comunicação, ajuste de crenças e valores, gestão de economia familiar, partilha de tarefas, sexualidade, infidelidade, entre outros.

 

Por outro lado, a terapia de casal também pode ser facilitadora na gestão de alterações e mudanças que possam ocorrer no seio familiar, como quando existe um problema de saúde, uma morte, a infertilidade, o nascimento de um filho, a saída de um filho de casa, entre outros.

Benefícios da Terapia de Casal

A terapia de casal é um valioso instrumento não só na resolução de conflitos entre o casal, mas também para a melhoria da qualidade de vida conjugal e individual.

 

Durante a terapia, o casal é convidado a rever os padrões de funcionamento e comunicação e experienciar estratégias alternativas, com vista a melhorar a sua dinâmica. Pretende-se com a terapia a facilitação de ativação de recursos, de cada um dos elementos, na resolução do conflito.

 

O terapeuta procura assim, identificar e intervir de forma a criar uma nova estrutura de funcionamento e um novo modelo relacional. Esta abordagem terapêutica tem como compromisso a promoção da saúde emocional dos membros do casal.

 

O foco da intervenção terapêutica é a relação e tem como principais objetivos:

  • Estabelecer metas e objetivos partilhados: identificar e trabalhar com vista a alcançar objetivos comuns, ajudando o casal a alinhar os seus valores e expetativas;
  • Desenvolver competências de resolução de problemas: são trabalhadas estratégias de resolução de problemas;
  • Reconstruir a confiança: em casos em que existiram ruturas emocionais, quebra de confiança, será trabalhada a reconstrução dessa confiança;
  • Promover a intimidade: favorecer a criação de uma ligação emocional mais forte e íntima entre os elementos do casal;
  • Melhorar a comunicação: favorecer a expressão de pensamentos, sentimentos e expetativas de uma forma mais eficaz;
  • Fomentar a empatia: melhorar a compreensão e empatia, ajudando-os a colocar-se no lugar do outro.