Skip to main content

Miguel Santos, Dr.

OPP12704
português ( pt) • inglês ( en) • francês ( fr)

Apresentação

O que nos diferencia?

A Psicologia Clínica da rede Trofa Saúde é assegurada por mais de 100 Psicólogos Clínicos com formação avançada e áreas de especialização diferenciadas, esta diversidade permite-nos assegurar que cada pessoa, cada família e cada cuidador, são acompanhados por profissionais com competências específicas, garantindo uma intervenção ajustada, científica e verdadeiramente individualizada.

 

Distinguimo-nos pela multiplicidade de tratamentos que proporcionamos, altamente inovadores, que vão da consulta individual aos grupos terapêuticos, da Neuropsicologia à intervenção pelo Neurofeedback. Trabalhamos com adultos e com crianças, num objetivo contínuo de promoção de bem-estar.

 

A Psicologia Clínica Trofa Saúde distingue-se pela forte articulação dentro da especialidade, promovendo uma prática integrada entre diferentes áreas da Psicologia, e pela interespecialidade, através da colaboração estruturada com especialidades como a Psiquiatria, a Pedopsiquiatria, a Neurologia e a Medicina Geral e Familiar, o que permite um cuidado mais completo e uma articulação clínica rigorosa sempre que a complexidade das situações o exija.

 

Mantemos um compromisso contínuo com a formação e a investigação, desenvolvendo iniciativas científicas, formações especializadas e eventos dedicados ao avanço do conhecimento psicológico. Estes esforços asseguram a evolução permanente das nossas práticas e a excelência dos cuidados prestados.

 

As consultas decorrem em gabinetes que foram cuidadosamente concebidos para promover conforto, segurança e bem-estar, sendo espaços ergonomicamente preparados para a prática clínica, contribuindo para uma sensação de tranquilidade e bem-estar em todos os momentos.

O que trata?

As consultas de Psicologia têm como objetivo promover o bem-estar psíquico e relacional dos indivíduos. Os serviços disponibilizados abrangem:

  • Depressão
  • Dificuldades de relacionamento
  • Doenças mentais
  • Problemas pessoais e familiares
  • Fobias
  • Incapacidade de relacionamento social
  • Insucesso escolar e profissional
  • Luto
  • Perturbações de ansiedade
  • Perturbações de humor
  • Perturbações alimentares
  • Perturbações do sono
  • Separações
ver mais
ver menos

Diferenciação

Psicologia clínica e da saúde, Avaliação psicológica, Psicoterapia de jovens e adultos, Aconselhamento/ Intervenção parental, Psicoeducação, Terapia de casal

Doenças

Burnout

Divórcio

Luto e perda

Perturbação obsessivo-compulsiva

Perturbações bipolares e perturbações relacionadas

Perturbações da alimentação e da ingestão

Perturbações da personalidade

Perturbações de ansiedade

Perturbações de eliminação

Perturbações depressivas

Perturbações disruptivas, do controlo dos impulsos e do comportamento

Perturbações do espetro da esquizofrenia e outras perturbações psicóticas

Perturbações relacionadas com substâncias e perturbações aditivas

Perturbações relacionadas com trauma e fatores de stress

CV

Formação académica
Experiência profissional
Atividade científica
Prémios e bolsas

2024 – Título de Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde pela Ordem dos Psicólogos Portugueses

 

2010 a 2011 – Formação Pedagógica Inicial de Formadores, CAP (Cenatex, Formação e Serviços, S.A.)

 

2007 a 2009 – Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde, pelo Instituto Superior da Maia

 

2004 a 2007 – Grau de Licenciatura em Psicologia, pelo Instituto Superior da Maia

2019 até ao momento – Exerce funções como Psicólogo Clínico de Jovens e Adultos no Trofa Saúde Hospital da Trofa

 

2016 até ao momento – Psicólogo Clínico de adultos num Lar Residencial e Centro de Atividades Ocupacionais

 

2014 – Diretor Técnico, assim como Psicólogo Clínico de adultos (senescência) numa Estrutura Residencial para Idosos

 

2012 a 2014 – Diretor Técnico, assim como Psicólogo Clínico de crianças e jovens num Lar de Infância e Juventude

 

2012 a 2013 – Psicólogo Clínico de crianças e jovens na Comissão de Proteção de Crianças e Jovens da Póvoa de Varzim

 

2011 – Psicólogo Clínico de crianças e adultos (senescência)

 

2008 a 2010 – Psicólogo Clínico de crianças, jovens e adultos no Centro Hospitalar do Médio Ave, E.P.E – Santo Tirso

2012 até ao momento – Elaboração de Projetos Especializados na área Social, mais precisamente para uma Estrutura Residencial para Idosos Especializada em Demência e de um Lar de Infância e Juventude Especializado em Atrasos de Desenvolvimento

 

2009 até ao momento – Formador em diversas temáticas da área da Psicologia, orador em palestras e workshops, nomeadamente nos contextos social, educacional e clínico

 

Bolzano: Participação no 7º Congresso Europeu da SPR (Society for Psychotherapy Research) e realização de uma comunicação intitulada de “Lisa revisited: A microanalysis of positioning dynamics in the beginning of therapy within a dialogical perspective“.

Vencedor da candidatura ao Programa “EDP Solidária 2014”. O Projeto visou a atuação direta sobre Crianças e Jovens com problemáticas no âmbito da Terapia da Fala, Terapia Ocupacional e Psicologia e ainda a promoção de formação e sensibilização destinada aos Cuidadores Formais e Informais que lidam com os diferentes tipos de diagnósticos associados

ver mais
ver menos