Skip to main content
O que é?

A Medicina Dentária é a área da saúde que previne, diagnostica e trata as doenças que afetam os dentes, as gengivas e a mucosa oral, bem como a reabilitação estética e funções dentárias.

É uma especialidade que diz respeito ao diagnóstico e tratamento de todo o tipo de problemas biológicos, estruturais, funcionais e estéticos dos dentes e tecidos adjacentes, funcionando em interação e complementaridade com as restantes especialidades da área. É responsável pela restauração de dentes que apresentem lesões de cárie, alterações de forma ou coloração, pela resolução de fraturas restituindo a aparência original dos dentes, pelo branqueamento, pela prevenção de doenças afetas à saúde oral, pela manutenção, higiene oral, entre outros.

O que trata?

A medicina dentária possui diversas áreas de intervenção para as quais existem profissionais especializados, que possuem métodos e técnicas mais específicos para o tratamento das diferentes patologias, nomeadamente:

Implantologia – reposição de dentes perdidos com recurso a implantes dentários que substituem a raiz natural de um dente, restabelecendo a estética e a função.

 

Reabilitação e estética dentária – reabilitar a função oral do paciente, restaurando a mastigação, estética e fonética através da colocação de facetas, coroas e próteses dentárias.

 

Ortodontia – alinhamento dos dentes e desarmonias ósseas/faciais, assegurando a correta função mastigatória.

 

Odontopediatria – prevenção e manutenção da saúde oral de crianças e adolescentes

 

Endodontia – tratamento de dentes com cáries que afetam a polpa dentária, através da desvitalização.

 

Periodontologia – tratamento de doenças das gengivas e dos tecidos que suportam os dentes (gengivite e periodontite).

ver mais
ver menos